A PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA AMERICA LATINA E UM BREVE PANORAMA DAS PRODUÇÕES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-071-2

Título do Trabalho
A PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA AMERICA LATINA E UM BREVE PANORAMA DAS PRODUÇÕES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autores
  • Thiago dos Santos Ferraz
  • Gabrielle Da Valle Oliveira
  • Aldenor Batista da Silva Junior
  • Norma Celiane Cosmo
Modalidade
Pôster (Resumo Simples)
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2020/260278-a-psicologia-educacional-na-america-latina-e-um-breve-panorama-das-producoes-em-educacao-especial
ISBN
978-65-5941-071-2
Palavras-Chave
Psicologia Educacional; Psicóloga (o) Escolar; Educação Especial; Educação Inclusiva.
Resumo
O surgimento da psicologia educacional e escolar é marcado por influência francesa e norte americana, chegando na américa latina somente no século XX, especificamente no Brasil, notada por um modelo clinico tradicional de intervenções focadas na solução dos problemas de aprendizagem, tendo os testes psicológicos como principais ferramentas, reduzindo sua atuação em patologizar e individualizar a educação e o indivíduo, enxergando-o como sujeito-problema. Esse cenário começa a mudar a partir da década de 1990 com elaborações de documentos sobre conferências da época, decorrentes de pautas em consenso com os direitos humanos que fundamentaram políticas públicas educacionais, visando promover e garantir o direito da educação a todos. Assim, práticas psicológicas foram repensadas, inclusive a psicologia educacional e escolar, passando a entender os sujeitos em sua totalidade, somando com educadores no objetivo de reestruturação do espaço educacional, participação de todos da comunidade escolar e reconhecendo a importância de práticas diferenciadas e adaptadas às mais variadas necessidades dos alunos, uma educação especializada e inclusiva, garantindo acesso a todos. Esse trabalho é um estudo oriundo de leituras, discussões e levantamento de produções realizadas na base de dados do Redalyc (Red de Revistas Cientificas de America Latina y el Caribe, España y Portugal) durante a pesquisa intitulada “Panorama da Psicologia como Fundamento da Educação na América Latina: Pesquisas e Atuação nos Anos de 2000 a 2017” com o objetivo de compreender a pesquisa e a atuação realizada pelos psicólogos escolares e educacionais nos países Latino Americanos. Os dados apresentados pela pesquisa totalizam 797 estudos, mas fazendo um recorte sobre as produções específicas de psicologia educacional sobre educação especial na América Latina temos 24, distribuídos em diferentes contexto e países do continente. No Brasil totalizam 414 estudos onde 7 estão relacionados a educação especial (2 revisões teóricas e 5 relatos de pesquisa), na Colômbia 13 de 124 (5 revisões teóricas e 8 relatos de pesquisa), no México 1 de 111 (1 relato de pesquisa), na Argentina 1 de 102 (1 relato de pesquisa), no Chile 1 de 22 (1 revisão teórica) e na Costa Rica 1 de 3 (1 relato de pesquisa). No Peru, Uruguai e Venezuela não foram identificados estudos direcionados a educação especial. Analisando os dados é evidente o campo restrito de publicações de estudos sobre educação especial, alarmando a necessidade de mais incentivo de estudos científicos publicados sobre o tema no continente, que também é objetivo dessa pesquisa. Levando em consideração o histórico recente da educação especial na América Latina temos uma atuação cheia de desafios no que tange a produção do conhecimento nesta área, mas também de possibilidades, exigindo assim uma formação profissional mais sólida e científica. É importante considerarmos que a formação profissional da (o) psicóloga (o) educacional e escolar, deve oferecer conhecimentos pautados em conhecimentos críticos, fundamentado de uma atuação ética, interdisciplinar e que forneça bagagens de experiências na área, formando um profissional capaz de pensar, planejar, executar práticas psicológicas inclusivas no contexto da educação especial e que possa publicar suas práticas por meio de produções científicas.
Título do Evento
CONIGRAN 2020 - Congresso Integrado UNIGRAN Capital
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do CONIGRAN 2020 - Congresso Integrado UNIGRAN Capital
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERRAZ, Thiago dos Santos et al.. A PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA AMERICA LATINA E UM BREVE PANORAMA DAS PRODUÇÕES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL.. In: Anais do CONIGRAN 2020 - Congresso Integrado UNIGRAN Capital. Anais...Campo Grande(MS) UNIGRAN Capital, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2020/260278-A-PSICOLOGIA-EDUCACIONAL-NA-AMERICA-LATINA-E-UM-BREVE-PANORAMA-DAS-PRODUCOES-EM-EDUCACAO-ESPECIAL. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes