PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM IDOSOS EM UBSF: ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-071-2

Título do Trabalho
PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM IDOSOS EM UBSF: ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
Autores
  • Natália Araújo Lino
  • Aline Da Fonseca
  • Maria Izabel De Souza Nunes
  • Mariane Moreira Ramiro do Carmo
Modalidade
Comunicação oral (Resumo expandido)
Área temática
Nutrição
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2020/249223-projeto-de-educacao-nutricional-com-idosos-em-ubsf--estagio-supervisionado
ISBN
978-65-5941-071-2
Palavras-Chave
Educação Nutricional; idosos; estágio
Resumo
1. Introdução De acordo com as DCN do curso de Nutrição, é preconizado que o futuro profissional desenvolva e fortaleça um conjunto de competências e habilidades gerais inerentes aos profissionais de saúde. São elas: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança e administração e gerenciamento (BRASIL, 2001). A competência denominada “Atenção à saúde” determina que os profissionais de saúde devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Já, a atribuição da competência “Comunicação” envolve a comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura, além de que os profissionais da saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas (BRASIL, 2001). No Brasil, o direito à saúde e à alimentação são garantias constitucionais inseridas entre os direitos sociais. A alimentação adequada é um requisito básico para a promoção e a proteção da saúde, sendo reconhecida como um fator determinante e condicionante da situação de saúde de indivíduos e coletividades. (BRASIL, 1990). Durante a realização do estágio, é oportunizado o momento em que estas questões sobre condutas éticas e as atribuições do nutricionista são vivenciadas. No caso dos cursos da área da saúde, é importante reforçar estas competências, especialmente as premissas como a liderança e tomada de decisões (CHAUD; ABREU, 2011). No campo da saúde, existe a necessidade do trabalho em equipe multiprofissional, o que pode constituir também um desafio quando se leva em conta as relações entre os profissionais da saúde. Dentre as atribuições do nutricionista, em suas atuações na saúde coletiva, tem-se o papel na prestação de assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos sadios ou enfermos. Estas se dão por meio de ações, programas, pesquisas e eventos correlacionados à alimentação e nutrição (MOREIRA JUNIOR; OLIVEIRA et. al., 2020). A ciência da nutrição tem uma grande importância na saúde do ser humano e em especial para a população idosa, pois visa melhorar o estado nutricional e qualidade de vida das pessoas, dando maior longevidade aos indivíduos. (SOUZA; GUARIENTO, 2009). O envelhecimento populacional é um fenômeno observado em diversos países que já são ou estão em desenvolvimento, graças aos estudos feitos nas áreas de pesquisa tecnológicas, médicas e sociais. Estima-se que até 2025, no Brasil terá 30 milhões de pessoas idosas (Moreira e colaboradores, 2009). Com base nesses conceitos sobre estágio e nutrição direcionado aos idosos, este presente trabalho apresenta uma atividade desenvolvida durante o estágio supervisionado de nutrição em uma UBSF com o público alvo os idosos da região. 2. Objetivo O presente trabalho expressa-se um relato de experiência elaborado por alunos de nutrição em Campo Grande – MS, no UBSF Jardim Botafogo. Foi realizado durante o estágio obrigatório em saúde pública, no curso de nutrição. O objetivo da atividade foi apresentar ao grupo de idosos hipertensos que frequentam semanalmente a unidade básica de saúde uma palestra sobre alimentação saudável. 3. Metodologia O presente trabalho foi parte integrante das atividades do estágio em nutrição social. Foi elaborada uma apresentação pedagógica sobre alimentação saudável , utilizando os instrumentos da pirâmide alimentar. O público alvo estudado foram idosos com hipertensão. 4. Resultados e Discussões Em observação de aspectos que analisamos durante a palestra, podemos constatar que a maioria dos idosos em questão possuem o conhecimento básico sobre alimentação saudável porem não consegue alinhar com a rotina. A alimentação e nutrição está diretamente relacionada à qualidade de vida social, fisiológica e psicológica. Na população idosa tem que se considerar também, variáveis em níveis pessoal, familiar e comunitário. As patologias interferem no estado nutricional da população idosa, que estão interligadas com o consumo inadequado de nutrientes, ocasionando a presença de doenças crônicas oriundas de uma má alimentação (Mahan, 2011). Com uma didática e linguagem simples sobre a pirâmide alimentar, orientamos sobre alimentos que podem consumir diariamente e os devem ser evitados em virtude da patologia deles (hipertensão). A população urbana brasileira atualmente modificou o padrão alimentar, aumentou o consumo de proteínas e lipídios de origem animal e vegetal, e reduziu o consumo de tubérculos, raízes, cereais e leguminosas, o que favoreceu um aumento na prevalência de hipertensão e diabetes (Martins e colaboradores, 2010). Durante a palestra, distribuímos o folder sobre alimentação saudável. A maioria mostrou interesse em se ter uma boa alimentação, porém falta um acompanhamento nutricional individualizado. 5. Considerações finais De acordo com a palestra apresentada, podemos concluir que os idosos não possuem uma alimentação adequada com a sua patologia. A maioria dos idosos apresentou dúvidas sobre alguns alimentos, onde podemos constatar que não possuem uma boa alimentação. Muito também se deve a esse fator devido ao UBSF da região não possuir profissional nutricionista para adequação ao um plano alimentar. Concluímos também que apesar de pouco conhecimento, a bastante interesse sobre os alimentos e como isso poderia melhorar o quadro clinico de cada idoso. 6. Referências Brasil. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 1990. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. º 5, de 7 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Diário Oficial da União, 09 nov. 2001. CHAUD, Daniela Maria Alves; DE ABREU, Edeli Simioni. Estágios não- obrigatórios em Nutrição: a busca pela qualidade de ensino aliada às atuais exigências legais e educacionais – relato de caso. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, V.5, n.3, 2011. Mahan, L. K.; Escott-Stump, S. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 12.ed. Rio de Janeiro. Elsevier. 2011. Martins, M.P.S.C.; Gomes, A.L.M.; Martins, M.C.C.; Mattos, M.A.; Souza-Filho, M.D.S.; Mello, D. B.; e colaboradores. Consumo Alimentar, Pressão Arterial e Controle Metabólico em Idoso Diabéticos e Hipertensos. Rev. Bras. Cardiol. Vol. 23. Num. 3. 2010. p. 162-170. MOREIRA JUNIOR, Lourival; OLIVEIRA, Renata Carvalho. Análise dos estágios supervisionados do curso de Nutrição de uma instituição de ensino superior de Joinville/SC à luz da legislação. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], n. 2, p. 55-66, jan. 2020. Moreira, A.J.; Nicastro, H.; Cordeiro, R.C. Composição Corporal de Idosos Segundo a Antropometria. Rev. Bras. Gerontologia. Vol. 12. Num. 2. 2009. p. 201-213. Souza VMC, Guariento ME. Avaliação do idoso desnutrido. RevClinMed. Nov, 2009.
Título do Evento
CONIGRAN 2020 - Congresso Integrado UNIGRAN Capital
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do CONIGRAN 2020 - Congresso Integrado UNIGRAN Capital
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LINO, Natália Araújo et al.. PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM IDOSOS EM UBSF: ESTÁGIO SUPERVISIONADO... In: Anais do CONIGRAN 2020 - Congresso Integrado UNIGRAN Capital. Anais...Campo Grande(MS) UNIGRAN Capital, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2020/249223-PROJETO-DE-EDUCACAO-NUTRICIONAL-COM-IDOSOS-EM-UBSF--ESTAGIO-SUPERVISIONADO. Acesso em: 10/05/2025

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