SESSÕES DE CASO CLÍNICO DA LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA INTERNA DA UFCSPA: UMA EXERIÊNCIA PEER TO PEER LEARNING PARA APROFUNDAR CONHECIMENTOS

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
SESSÕES DE CASO CLÍNICO DA LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA INTERNA DA UFCSPA: UMA EXERIÊNCIA PEER TO PEER LEARNING PARA APROFUNDAR CONHECIMENTOS
Autores
  • Laura Bellis Nitoli
  • Ana Figueiredo
  • Thales Gomes de Castro
  • Mirian Elisa Dallagnol
  • Igor Teixeira de Oliveira
  • Gustavo Botene Ribolli
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoufcspa/192692-sessoes-de-caso-clinico-da-liga-academica-de-medicina-interna-da-ufcspa--uma-exeriencia-peer-to-peer-learning-par
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
Caso clínico, peer to peer, acadêmico, medicina interna
Resumo
Introdução: Frequentemente na formação acadêmica, alunos são expostos a longas aulas expositivas, que mesmo necessárias nem sempre são suficientes. Ademais, atividades não tradicionais tendem a ser avaliativas, não concedendo liberdade para discussão entre colegas. Assim, as sessões de caso clínico foram criadas para gerar espaço de aprofundamento acadêmico entre estudantes. Objetivos: Capacitar alunos para apresentar casos clínicos. Compartilhar e aprofundar conhecimentos com uma metodologia diferente da tradicional num ambiente sem julgamentos e favorável ao aprendizado. Metodologia: A cada semana, dois alunos escolhem um caso clínico presenciado por eles em aulas práticas ou um relato de caso já publicado e montam slides para exibi-lo. Durante o primeiro momento da sessão, eles o apresentam e os outros acadêmicos discutem ativamente alguns aspectos do caso como lista de problemas, diagnósticos diferenciais e exames requisitados. Após o debate, o caso é concluído com a exposição do diagnóstico final e se inicia a segunda parte da sessão, na qual os mesmos dois alunos fazem uma revisão sobre o assunto principal do caso, trazendo os aspectos mais importantes, numa linguagem mais próxima dos estudantes. Finalmente, um professor convidado faz considerações finais acerca do caso e da revisão, trazendo uma visão mais experiente para o assunto. As sessões têm duração de no máximo uma hora e meia. Resultados/Conclusões: Ao fazer uma revisão teórica baseado em um caso real, o conhecimento é consolidado de uma maneira diferente, não é mais um sintoma lido no livro, mas sim o sintoma do paciente presenciado no dia a dia. Dessa forma, ao longo dos cinco anos de atuação da liga, observou-se que os assuntos abordados contemplaram diversas situações presenciadas na rotina, permitindo que fossem lembrados quando necessário. Essa experiência “peer to peer” é simples de realizar e proporciona evolução acadêmica em todos envolvidos, sendo um excelente complemento para a metodologia tradicional.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NITOLI, Laura Bellis et al.. SESSÕES DE CASO CLÍNICO DA LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA INTERNA DA UFCSPA: UMA EXERIÊNCIA PEER TO PEER LEARNING PARA APROFUNDAR CONHECIMENTOS.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/192692-SESSOES-DE-CASO-CLINICO-DA-LIGA-ACADEMICA-DE-MEDICINA-INTERNA-DA-UFCSPA--UMA-EXERIENCIA-PEER-TO-PEER-LEARNING-PAR. Acesso em: 30/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes