JOGOS MORAIS: A APLICABILIDADE DE CONCEITOS DA ÉTICA ATRAVÉS DO APRENDIZADO ATIVO, DINÂMICO E VIVENCIAL

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
JOGOS MORAIS: A APLICABILIDADE DE CONCEITOS DA ÉTICA ATRAVÉS DO APRENDIZADO ATIVO, DINÂMICO E VIVENCIAL
Autores
  • Joana Corrêa de Magalhães Narvaez
  • Thayná Fernandes Oliveira Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoufcspa/191343-jogos-morais--a-aplicabilidade-de-conceitos-da-etica-atraves-do-aprendizado-ativo-dinamico-e-vivencial
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
Metodologia ativa, ética, jogos online, quiz, ensino
Resumo
Introdução:No ensino da saúde, o treinamento da capacidade de resolução de problemas, sobretudo em etapas iniciais da formação, permite a problematização acerca da tomada de decisão em relação aos dilemas éticos cotidianos e suas implicações para a prática profissional. Através da utilização de atividades lúdicas e ativas, como uso de jogos e quiz virtuais, essa discussão ganha projeção na área de atuação futura, mobilizando a tomada decisória moral protagonista e pautada em situações hipotéticas/realísticas, provocando a discussão coletiva e reflexiva sobre os dilemas éticos. Objetivos:Desenvolver o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem como forma de construção do conhecimento dos preceitos da ética de forma crítica e reflexiva; Utilizar o jogo como estímulo para reflexão e ressignificação das estratégias socioafetivas;Estabelecer uma linguagem motivacional e acessível que, através da vivência lúdica das situações-problema, diluia resistências ao aprendizado. Metodologia: Metodologias ativas propiciam uma vivência realística dos mais diversos cenários de dilemas éticos cotidianos do psicólogo. Serão desenvolvidas atividades que instiguem os alunos a busca teórica para embasar situações-problema apresentadas e discussões reflexivas.Para tal utilizamos os seguintes recursos: -Jogo virtual de tomada decisória moral e ética, contendo settings que remetem a dilemas cotidianos e profissionais, através da plataforma online Kahoot. -Estruturação de uma dinâmica de tribunal de um caso real de dilema ético profissional, que ofereça a análise crítica da atuação do Psicólogo. -Quiz teórico versando sobre o código de ética e resoluções, estimulando o aprendizado dinamizado, flexível e lúdico. Resultados/Conclusões:Esperamos que os alunos avaliem as metodologias aplicadas como um estímulo adicional, possibilitando a construção coletiva de um saber internalizado em bases mais sólidas e que o caráter lúdico dos jogos virtuais se configure facilitador no processo de ensino-aprendizagem.A ética é uma área de conhecimento universal e transversal, desta forma, ainda que este projeto tenha sido pensado para a Psicologia,outros cursos poderão usufruir desta metodologia.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NARVAEZ, Joana Corrêa de Magalhães; SILVA, Thayná Fernandes Oliveira. JOGOS MORAIS: A APLICABILIDADE DE CONCEITOS DA ÉTICA ATRAVÉS DO APRENDIZADO ATIVO, DINÂMICO E VIVENCIAL.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/191343-JOGOS-MORAIS--A-APLICABILIDADE-DE-CONCEITOS-DA-ETICA-ATRAVES-DO-APRENDIZADO-ATIVO-DINAMICO-E-VIVENCIAL. Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes