EMPREGO DE FILMES COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM PRÁTICAS DE QUÍMICA ORGÂNICA

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
EMPREGO DE FILMES COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM PRÁTICAS DE QUÍMICA ORGÂNICA
Autores
  • Társis Augusto Alexandre Chagas
  • Juliana Maria Forain Miolo Schneider
  • Simone Schneider Amaral
  • Marla Godoi
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoufcspa/190369-emprego-de-filmes-como-metodologia-de-ensino-em-praticas-de-quimica-organica
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
Ensino com Filmes, Métodos de Extração, Química Orgânica, Biomoléculas Lipídicas
Resumo
Introdução: Com as modificações da nossa cultura contemporânea, consideramos que o cinema pode se apresentar como uma interessante tática de intervenção didática. Assistir a filmes é uma prática social difundida e importante nas formações cultural e educacional. No ensino em química, se faz pertinente buscar abordagens nas quais o aprendizado parte de vivências e saberes. Ademais, despertar o interesse para a prática da docência se faz deveras relevante. Assim, propomos um projeto com a finalidade de ensinar o conteúdo de química de biomoléculas empregando o filme “O perfume – a história de um assassino”, que exibe no enredo algumas técnicas de extração lipídeos extraídos de fontes vivas. Objetivos: Apresentar o filme aos alunos de disciplinas de Química Orgânica com aulas experimentais; discutir aspectos comparativos entre aparelhagens mostradas com as hoje empregadas para extração de lipídeos; rediscutir aspectos físico-químicos que envolvem os processos de extração; concluir a influência dos grupos funcionais nas forças intermoleculares e propriedades físicas; despertar a afeição do bolsista pela docência, intensificando o conhecimento em química deste aluno. Metodologia: após apropriação do conteúdo do filme, o bolsista construirá material didático-pedagógico e utilizando recursos expositivos, apresenta o material em preleção teórica de aulas experimentais de química orgânica que abrangem processos de extração de lipídeos. Este ainda discutirá os processos de extração da aula do filme de forma lúdica e comparativa. Ao final, deve elaborar enquete para avaliação do pensamento crítico dos alunos da disciplina sobre os processos de extração. Resultados e conclusões: Constatamos por hora que a fixação do conteúdo ficou mais plausível, bem como o aumentou interesse dos alunos sobre o tema do filme e os métodos de extração. Também modificou-se a perspectiva do bolsista no tocante à docência, devido à importância do processo de busca e aprofundamento do conhecimento e postura de apresentação frente a outros alunos.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CHAGAS, Társis Augusto Alexandre et al.. EMPREGO DE FILMES COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM PRÁTICAS DE QUÍMICA ORGÂNICA.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/190369-EMPREGO-DE-FILMES-COMO-METODOLOGIA-DE-ENSINO-EM-PRATICAS-DE-QUIMICA-ORGANICA. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes