O ROLE-PLAY COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA A CLÍNICA PSICOLÓGICA NO ENFOQUE HUMANISTA, FENOMENOLÓGICO E EXISTENCIAL

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
O ROLE-PLAY COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA A CLÍNICA PSICOLÓGICA NO ENFOQUE HUMANISTA, FENOMENOLÓGICO E EXISTENCIAL
Autores
  • Marcela Lahiguera Cesa
  • Lucia Stenzel (UFCSPA)
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoufcspa/190050-o-role-play-como-pratica-de-ensino-aprendizagem-para-a-clinica-psicologica-no-enfoque-humanista-fenomenologico-e
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
Práticas psicopedagógicas, psicologia clínica, abordagem humanista existencial, roleplay
Resumo
Este trabalho visa apresentar a proposta de um Projeto de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) que tem como objetivo oferecer uma experiência prática aos alunos da disciplina de Técnicas de Intervenção: enfoque Humanista-Existencial, na graduação do Curso de Psicologia. A disciplina visa a aquisição de conhecimento para a prática terapêutica no enfoque humanista, fenomenológico e existencial. A principal ferramenta didática desenvolvida é o role-play, técnica na qual alunos são convidados a atuar interpretando papéis específicos característicos do contexto clínico (terapeuta e cliente), baseando-se nas bibliografias utilizadas ao longo da disciplina. Além da implementação da técnica de role-play no contexto de sala de aula, propõe-se o registro em vídeo da atividade, que é incorporado à uma plataforma virtual de ensino e dá origem a atividades didáticas e avaliativas, tais como a criação de fóruns virtuais de discussão e análise de sessões. Esta proposta reforça a concepção de que a relação terapêutica deve deixar de ser entendida como centrada exclusivamente no sintoma e na doença, para poder ser compreendida como bi-centrada, onde o papel do terapeuta como facilitador do processo de mudança do cliente se torna fundamental. A importância da relação e do diálogo intersubjetivo, tão bem abordado por teóricos da abordagem humanista, fenomenológica e existencial, são os pilares desta proposta pedagógica, possibilitando uma nova experiência no âmbito da graduação. Este projeto cria um espaço de ensino diferenciado, com novas práticas e metodologias pedagógicas, no sentido de suprir uma demanda ainda carente de prática clínica nas abordagens humanista, fenomenológica e existencial no sul do Brasil, devido à falta de instituições de formação clínica neste campo. O projeto foi financiado pela instituição através Programa de Iniciação à Docência (PID) – UFCSPA e conta com uma aluna bolsista.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CESA, Marcela Lahiguera; (UFCSPA), Lucia Stenzel. O ROLE-PLAY COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA A CLÍNICA PSICOLÓGICA NO ENFOQUE HUMANISTA, FENOMENOLÓGICO E EXISTENCIAL.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/190050-O-ROLE-PLAY-COMO-PRATICA-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-PARA-A-CLINICA-PSICOLOGICA-NO-ENFOQUE-HUMANISTA-FENOMENOLOGICO-E. Acesso em: 01/06/2025

Trabalho

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