MENTORIA COMO APOIO À PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

Publicado em 01/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0511-1

Título do Trabalho
MENTORIA COMO APOIO À PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
Autores
  • Celso Cordeiro De Jesus
  • FABIANA KUHNE
Modalidade
Estudantes Unicamp
Área temática
VI Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação/PAPE-G.
Data de Publicação
01/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae23/695690-mentoria-como-apoio-a-permanencia-estudantil
ISBN
978-65-272-0511-1
Palavras-Chave
apoio pedagógico, ancestralidade, povos originários, permanência estudantil
Resumo
Introdução: Avançar academicamente no ensino superior, superando o déficit de aprendizado de um ensino médio cursado em condições desiguais ou regionalizadas, influencia a sensação de não-pertencimento do aluno ao ambiente universitário. Também a qualidade de vida e integração sócio-cultural tornam-se secundárias à preocupação acadêmica, amplificando a sensação de exclusão social e diminuindo a auto-estima. Saúde mental é um assunto muito importante entre alunos do ensino superior, e entre alunos do vestibular indígena essa questão também precisa de atenção. Justificativa: Promover, conforme desejo e necessidade do graduando, esforços em aumentar o rendimento escolar necessário ao desenvolvimento do semestre. Orientar e apoiar a compreensão da dinâmica universitária, seja na acadêmica ou no planejamento curricular. Objetivos: Suprir defasagem e dúvidas anteriores ao tópico acadêmico, nivelar conteúdo do segundo grau proporcionando maior compreensão e domínio das aulas da graduação e assim garantir notas suficientes para permanência estudantil. Desenvolvimento: A partir do relatório acadêmico com as disciplinas matriculadas no primeiro semestre de 2023 e já cursadas desde o sei ingresso na graduação, foram discutidas possibilidades de currículo para decisão entre reingresso de bacharelado para licenciatura ou conclusão de bacharelado com disciplinas da licenciatura cursadas concomitantemente, para serem convalidadas mais tarde. A partir de então foi feita a seleção das disciplinas para este trabalho de aprofundamento, e elaborado o cronograma de encontros para estes estudos. Resultados alcançados: No desenvolvimento do semestre,foram contempladas 7 tópicos do programa da disciplina de Biologia Celular I (BC 182), 3 tópicos de Microbiologias I (BM 382), 3 encontros para um resumo de Introdução à Química Orgânica - nomenclatura e propriedades - para compreensão do programa das aulas de Metabolismo (BB 381), e 2 tópicos do programa da disciplina de Introdução à Química Geral (QG 109). As demais disciplinas da grade não puderam ser contempladas devido à carga horária restrita. Antecipadamente às avaliações da disciplina era feito um encontro de revisão. Como houve opção de reingresso do curso de bacharelado para o de licenciatura, foi cancelada a matrícula em QG 109 para adequação do currículo ao novo curso. Ao longo do semestre o aluno optou por concentrar os encontros na disciplina de Biologia Celular, resultando, ao final do semestre, na aprovação densa disciplina. Surgiu uma excelente parceria com uma docente da disciplina, que disponibilizou material de apoio e PEDs, caso fosse necessário. Além de um maior bem-estar e segurança pelo apoio e acolhida, o aluno desenvolveu maior sensação de paridade em relação aos meus colegas, valorizando as interações sociais por afinidade, não por dependência acadêmica. Foi possível também amadurecer aspectos sobre a carreira e a vida profissional depois de graduado, no mercado de trabalho, reforçando o objetivo e inspiração do aluno para continuar a graduação e concluir a licenciatura para voltar para sua terra natal e lá ser o professor de Ciências.
Título do Evento
VI Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JESUS, Celso Cordeiro De; KUHNE, FABIANA. MENTORIA COMO APOIO À PERMANÊNCIA ESTUDANTIL.. In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae23/695690-MENTORIA-COMO-APOIO-A-PERMANENCIA-ESTUDANTIL. Acesso em: 17/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes