A CONTRIBUIÇÃO DO PACIENTE PADRONIZADO NO ENSINO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Publicado em 01/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0511-1

Título do Trabalho
A CONTRIBUIÇÃO DO PACIENTE PADRONIZADO NO ENSINO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Autores
  • Ruana Luiz Ferreira da Silva
  • Maressa Naegely Silva Gomes
  • Thais Gabrieli De Souza Santos
  • Alice Persson Valadares
  • Ariane Polidoro Dini
  • Angélica Olivetto de Almeida
  • Maria Helena de Melo Lima
  • Juliany Lino Gomes Silva
Modalidade
Docentes e Funcionários da Unicamp que atuam como Orientadores de Projetos de Permanência Acadêmica para Estudantes da Universidade
Área temática
VI Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação/PAPE-G.
Data de Publicação
01/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae23/694839-a-contribuicao-do-paciente-padronizado-no-ensino-de-estudantes-de-enfermagem
ISBN
978-65-272-0511-1
Palavras-Chave
Simulação de Paciente, enfermagem, treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Educação em Enfermagem
Resumo
A simulação clínica é uma importante estratégia de ensino na área da saúde por promover o raciocínio clínico e a aquisição de habilidades técnicas e não técnicas em cenários simulados de atendimento. Para a estruturação das atividades há modelos teóricos que devem ser seguidos, equipamentos que podem ser utilizados, por exemplo simuladores, e uma modalidade chamada de paciente padronizado, em que atores desempenham o papel de pacientes para reproduzirem experiências da prática clínica. Na Faculdade de Enfermagem da Unicamp essa estratégia tem se ampliado no ensino de estudantes da graduação e pós-graduação pela sua fundamental importância no estímulo ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e por garantir a segurança do paciente. O objetivo deste trabalho é apresentar as atividades de simulação clínica desenvolvidas por bolsistas, alunos das artes cênicas, para o ensino de estudantes de enfermagem. Nessas atividades, os bolsistas tiveram atuação nas aulas de semiologia, com a contribuição no ensino das técnicas básicas do exame físico, nas estações práticas de treinamento e nas simulações de casos clínicos para avaliação das habilidades adquiridas pelo estudante ao longo da disciplina. Outra importante contribuição foi na Disciplina de Fundamentos de Enfermagem, os quais os bolsistas participaram de simulações clínicas de alta fidelidade, determinadas por casos clínicos vivenciados na profissão de enfermagem, que possibilitaram o desenvolvimento do raciocínio clínico nos estudantes em terapia infusional. Tiveram também atuação nos treinamentos dos funcionários de enfermagem do Hospital das Clínicas, pela participação em cenários de prevenção de lesão por pressão. Em todas as participações, os bolsistas tiveram orientações e roteiros fornecidos pela orientadora do programa ou por profissionais qualificados para garantir a adequada aplicação dos cenários simulados. Cada personagem foi caracterizado de acordo com o caso clínico e os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Ao final do semestre, observamos avaliações positivas dessas atividades por relatos dos estudantes e sugestões de maiores oportunidades de ensino com a aplicação dessa estratégia. Portanto, a atuação dos bolsistas contribui diretamente na promoção de um ensino de qualidade e excelência, pelo desenvolvimento do raciocínio clínico e de habilidades técnicas nos estudantes de enfermagem. Destaca-se também que o aluno de artes cênicas teve a oportunidade de desenvolver sua potencialidade de atuação como artista e a prática de expressão corporal e de linguagem, contribuindo no seu aprendizado de criação cênica.
Título do Evento
VI Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Ruana Luiz Ferreira da et al.. A CONTRIBUIÇÃO DO PACIENTE PADRONIZADO NO ENSINO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.. In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae23/694839-A-CONTRIBUICAO-DO-PACIENTE-PADRONIZADO-NO-ENSINO-DE-ESTUDANTES-DE-ENFERMAGEM. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes