AÇÕES AFIRMATIVAS: DESCOLONIZANDO O CORPO E A FORMAÇÃO EM DANÇA

Publicado em 01/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0511-1

Título do Trabalho
AÇÕES AFIRMATIVAS: DESCOLONIZANDO O CORPO E A FORMAÇÃO EM DANÇA
Autores
  • Marisa Martins Lambert (UNICAMP/Brasil)
  • Bruna Garcia Lopes
  • PH Veríssimo de Oliveira
  • Kelly Siderio da Silva
  • Maria Stephani Nogueira Reis
Modalidade
Estudantes Unicamp
Área temática
VI Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação/PAPE-G.
Data de Publicação
01/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae23/686968-acoes-afirmativas--descolonizando-o-corpo-e-a-formacao-em-danca
ISBN
978-65-272-0511-1
Palavras-Chave
Dança, reflexões decoloniais, ações afirmativas
Resumo
O Curso de Dança da Unicamp tem acompanhado o processo de restituição histórico-social de importância indiscutível, intensificado nos últimos cinco anos, e, por meio de ações afirmativas e estratégias de descolonização, vem reafirmando seu ideal em promover um ensino universitário que reconhece a diversidade étnico-racial, cultural e epistêmica, assim como a pluralidade de corpos, como fatores constituintes de nossa sociedade e das manifestações artístico-pedagógicas em dança na contemporaneidade. O objetivo do projeto que apresentamos aqui, foi contribuir na direção dessas perspectivas, fomentando espaços de escuta, informação, amadurecimento reflexivo e conscientização engajados em abraçar novas representações, capazes de inspirar ideais mais inclusivos e abordagens decoloniais aos programas de dança (Bacharelado e Licenciatura), em movimento de alargamento de saberes, ressignificação relacional e atualização. Justifica-se, portanto, por responder às mudanças no perfil do estudante de dança que, a partir da implementação das cotas étnico-raciais e o incentivo ao ingresso de estudantes provenientes do ensino público, fez aflorar a urgência de adaptações e revisões curriculares, com vistas a desdobrar modos de ser/pensar/fazer que acolhessem melhor diversas matrizes de conhecimento e valorizassem outras construções corporais, memórias e experiências de vida. Agrega-se a isto as dificuldades de acesso à tecnologia que eclodiram com a imposição do ensino remoto no período pandêmico, tensionando desigualdades cuja consequências ainda hoje se propagam no processo educativo do Curso de Dança na Unicamp. Através da promoção de ações como rodas de conversa, encontros de estudo e pesquisa, organização de eventos com convidados e apresentações artísticas, a relevância deste projeto se afirma pela coragem em investigar esses temas desafiadores ou até mesmo espinhosos, ainda pouco debatidos com especificidade na área de dança, entendendo que, ao conhecê-los melhor, é potencialmente mais fácil orientá-los para uma prática ética e artística mais integrativa e de postura cidadã. Nos seus dois períodos de existência (2021 e 2023) este projeto realizou uma pesquisa com Cursos Superiores de Dança do Brasil (atualmente mais de 50) para conhecer outras propostas de ações afirmativas. Os estudantes bolsistas mapearam indivíduos e agrupamentos compostos por docentes e discentes e comunicaram-se com alguns deles por encontros online ou por questionários digitais. Realizamos um intercâmbio digital com um estudante militante negre da UFMG, criador do projeto Enegrecer, e uma live aberta à comunidade, que promoveu diálogo entre discentes universitários ativistas de três estados brasileiros. Também, em encontros de estudo da equipe, lemos e discutimos artigos de artistas-pesquisadores-pedagogos negres e indígenas reconhecidos, como Nilma Gomes, Luciane Silva, Inaycira Falcão, bell hooks e Airton Krenak, para embasar nossos posicionamentos. Organizamos uma participação do projeto na calourada 2023, que contou com apresentação artística do grupo Negranças e diálogo com convidados. Atualmente, estamos trabalhando em uma performance-instalação no Departamento de Artes Corporais, referente a construção de um mural de personalidades – composto por figuras negres e indígenas importantes para a área da Dança. Acreditamos que estes encaminhamentos concretos têm valorizado a riqueza identitária de nossos discentes, fortalecido um ensino de bases mais plurais e aberto espaços de transformação e frestas para criação de novos mundos possíveis.
Título do Evento
VI Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

(UNICAMP/BRASIL), Marisa Martins Lambert et al.. AÇÕES AFIRMATIVAS: DESCOLONIZANDO O CORPO E A FORMAÇÃO EM DANÇA.. In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae23/686968-ACOES-AFIRMATIVAS--DESCOLONIZANDO-O-CORPO-E-A-FORMACAO-EM-DANCA. Acesso em: 12/06/2025

Trabalho

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