SISTEMA BUSCA ATIVA: PROPOSTA INSTITUCIONAL PARA APOIO E ACOMPANHAMENTO DO ESTUDANTE NA UNIFAL-MG

Publicado em 02/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-730-9

Título do Trabalho
SISTEMA BUSCA ATIVA: PROPOSTA INSTITUCIONAL PARA APOIO E ACOMPANHAMENTO DO ESTUDANTE NA UNIFAL-MG
Autores
  • Claudia Gomes
  • Ira de Lizandra Gonçalves
  • Participante 79591
Modalidade
Profissionais e Pesquisadores de Serviços de Apoio ao Estudante
Área temática
V PAPE-G e II SISAE: Seminário internacional de serviços de apoio aos estudantes: Permanência estudantil e conquistas nos 10 anos da lei de cotas
Data de Publicação
02/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae22/539462-sistema-busca-ativa--proposta-institucional-para-apoio-e-acompanhamento-do-estudante-na-unifal-mg
ISBN
978-85-5722-730-9
Palavras-Chave
Busca Ativa, Eixos, Apoio e Acompanhamento.
Resumo
Introdução: A carta de intenções, composta a partir do Plano Nacional de Educação vigente desde 24 de junho de 2014, prevê metas e estratégias para o futuro educacional do país até 2024. O atual documento compromete-se em suas metas e projeções com todos os níveis de educação do país, da educação infantil até a pós-graduação, prevendo em suas estimativas ações específicas para a redução das desigualdades e inclusão de minorias dos diferentes contextos educacionais do país. No que se refere aos indicadores previstos para o Ensino Superior no Brasil, duas metas retomadas com previsão de conclusão até 2024 se tornam centrais para as problematizações iniciais deste projeto de pesquisa. A primeira, que pretende “elevar a taxa de matrícula na educação superior para 50% da taxa bruta de matrículas e a taxa líquida para 33% da população de 18 à 24 anos, prevendo que pelo menos 40% de novas matrículas seja realizada no ensino superior público”, e a segunda “elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos nas universidades federais para 90%” (BRASIl, 2014). Justificativa: Para tanto, em nosso entendimento é na validação de um processo de identificação precoce de demandas acadêmicas por meio do reconhecimento das dimensões materiais, relacionais e pedagógicas que envolvem o percurso acadêmicos dos estudantes, que as Universidades Federais instituir um plano direcionado não apenas ao acesso, mas com destaque à permanência e desenvolvimento dos estudantes. Objetivos: Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar o Sistema Busca Ativa, desenvolvido pela Universidade Federal de Alfenas com o objetivo de mapeamento e intervenções frente às demandas dos estudantes, antes de qualquer indicativo de severidade que impacte o percurso acadêmico. Resultados: O protocolo de sistematização da ação é consiste no processo de identificação dos estudantes com queda abrupta de rendimento acadêmico foi desenvolvido pelo Departamento de Assistência Prioritária por meio da análise individualizada de cada estudante matriculado nos respectivos cursos, considerando a quantidade de disciplinas, a quantidade de aprovações e o índice de rendimento acadêmico nos cursos. Já o agendamento com os coordenadores de curso para o reconhecimento das demandas dos estudantes em questão, se dá com base nos seguintes procedimentos: Envio de e-mail aos coordenadores de cursos; Realização das reuniões virtuais e Registro descritivo das informações derivadas das entrevistas; as informações relatadas foram sistematizadas a partir do critério de análise entre as demandas de ordem específicas, envolvendo as demandas individualizadas dos estudantes, e as questões de ordem estruturais, que impactam o percurso acadêmico dos estudantes, de modo não individualizado, com base nos seguintes eixos de levantamento de demandas acadêmicas: Condições materiais se caracterizam pela falta de acesso à equipamentos, ferramentas e tecnologias necessários para a realização das atividades do curso, como por exemplo, à internet, a computador, entre outros, devido à vulnerabilidade socioeconômica; Condições relacionais estão, essencialmente, ligadas às interações do estudante com a comunidade acadêmica, na forma com que se relacionam com os colegas de curso, com os professores e demais servidores da instituição, assim como a dificuldade que o estudante tem em assimilar o conteúdo das disciplinas, a adequar seu tempo para realizar as atividades do curso estão relacionadas às condições pedagógicas. Ressalta-se que os resultados práticos da implementação do Sistema Busca Ativa na UNIFAL-MG iniciado em 2020/01, aponta para impactos protetivos aos estudantes que foram buscados e acompanhados, com a identificação de uma melhora considerável no rendimento acadêmico nos semestres subsequentes. Em nosso entendimento, a sistematização da ação Busca Ativa, favorece as necessárias transformações institucionais, no âmbito político, pedagógico e acadêmico da instituição, possibilitando um avanço expressivo para a garantir a democratização de oportunidades de desenvolvimento acadêmico aos estudantes.
Título do Evento
Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Claudia; GONÇALVES, Ira de Lizandra; 79591, Participante. SISTEMA BUSCA ATIVA: PROPOSTA INSTITUCIONAL PARA APOIO E ACOMPANHAMENTO DO ESTUDANTE NA UNIFAL-MG.. In: Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae22/539462-SISTEMA-BUSCA-ATIVA--PROPOSTA-INSTITUCIONAL-PARA-APOIO-E-ACOMPANHAMENTO-DO-ESTUDANTE-NA-UNIFAL-MG. Acesso em: 21/07/2025

Trabalho

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