MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO PROGRAMA DE MORADIA ESTUDANTIL (PME) DA UNICAMP

Publicado em 02/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-730-9

Título do Trabalho
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO PROGRAMA DE MORADIA ESTUDANTIL (PME) DA UNICAMP
Autores
  • Vanessa Piccirillo Komesu
  • Cibele Papa Palmeira
  • Sonia Maria Pereira
  • Vanilda Soares Santos
  • Luciane Maria de Souza
  • PRISCILA SILVA LEITE CRUZ
  • Daiana Máximo
  • Leilaine de Mendonça
  • Patrícia Cilene Gilberti
  • Elaine Cristina Barbosa
Modalidade
Profissionais e Pesquisadores de Serviços de Apoio ao Estudante
Área temática
V PAPE-G e II SISAE: Seminário internacional de serviços de apoio aos estudantes: Permanência estudantil e conquistas nos 10 anos da lei de cotas
Data de Publicação
02/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae22/534334-mediacao-de-conflitos-no-programa-de-moradia-estudantil-(pme)-da-unicamp
ISBN
978-85-5722-730-9
Palavras-Chave
Mediação, Conflitos, Estudantes, Convivência
Resumo
INTRODUÇÃO A mediação é um processo voluntário de gestão de conflitos em relações continuadas, em que um terceiro sem autoridade decisória, nem validatória, nem alguém em seu nome, auxilia os envolvidos a administrarem os seus conflitos, com vistas a funcionalidade comunicativa e relacional. A mediação tem a ética da confidencialidade. JUSTIFICATIVA O PME é o programa de moradia da Unicamp destinado aos alunos com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios na cidade de Campinas. O espaço é constituído de casas compartilhadas por 4 estudantes de diferentes formações sociocultural. A diversidade, por si só, leva a geração de conflitos de convivência, o que se faz necessário uma intervenção para resgatar a harmonia nesse espaço de vivência. Identificamos que a percepção que os estudantes têm sobre uma situação, acaba determinando a forma do comportamento diante do exposto. Percebendo a situação como ameaçadora, tendem a comportar-se de forma agressiva ou defensiva, entretanto encarando-a como amigável, tendem a agir de forma simpática e aberta. OBJETIVOS O objetivo não é a formação de um acordo entre as partes, mas a mudança de comportamento de ordem relacionais, construído em conjunto. Parte do sucesso da mediação, depende do ambiente de respeito gerado durante a reunião, e a forma como as partes envolvidas se conscientizam durante o processo, poderá nos levar a uma mediação frutífera. DESENVOLVIMENTO A equipe de Serviço Social do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) ao tomar conhecimento de uma ocorrência registrada na administração do PME, convida os estudantes envolvidos para uma reunião de mediação. O Assistente Social ao reconhecer e compreender as emoções das partes, poderá auxiliar na formulação de perguntas assertivas, para obtenção de respostas criativas e funcionais. A reunião de mediação, tem por meta a funcionalidade comunicativa durante a sua realização, diminuindo ruídos comunicativos e desentendimentos decorrentes da disfuncionalidade nas percepções e na expressão das emoções das partes. Esse é um momento de escuta ativa, demonstrando as partes envolvidas que há uma intenção e interesse em compreende-los. A reunião de mediação é composta por 02 Assistentes Sociais e as partes envolvidas no conflito e acontece presencialmente em salas apropriadas para garantir o sigilo. Também é possível que a reunião aconteça de forma remota, através da plataforma Google Meet. Caso no primeiro encontro, não haja adesão, é feito novo convite. Foi percebido que para alguns casos, é necessário mais de um encontro, para obtenção de resultados. RESULTADOS ALCANÇADOS Com a mediação administramos os conflitos e geramos um movimento de reflexão e transformação de atitudes entre as partes envolvidas. Com a prática das reuniões de mediação, foi possível constatar um esforço por parte dos estudantes em cuidar das relações e do ambiente compartilhado, de forma a resgatar o bom convívio e criar regras de boa convivência. Dessa forma, estamos contribuindo para garantir com que o espaço da Moradia Estudantil, seja um ambiente de convivência agradável, amigável, harmonioso para quem lá reside. Com as reuniões de mediação houve uma aproximação dos estudantes com a equipe de profissionais do serviço social, favorecendo a procura por esse serviço. Cuidar das relações, é cuidar do indivíduo, e esse é um dever do profissional de Serviço Social.
Título do Evento
Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KOMESU, Vanessa Piccirillo et al.. MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO PROGRAMA DE MORADIA ESTUDANTIL (PME) DA UNICAMP.. In: Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae22/534334-MEDIACAO-DE-CONFLITOS-NO-PROGRAMA-DE-MORADIA-ESTUDANTIL-(PME)-DA-UNICAMP. Acesso em: 31/05/2025

Trabalho

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