“APOIO TÉCNICO AO LACASA: LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA SINTÁTICA: PESQUISA E ENSINO E À REVISTA ‘CEL’"

Publicado em 02/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-730-9

Título do Trabalho
“APOIO TÉCNICO AO LACASA: LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA SINTÁTICA: PESQUISA E ENSINO E À REVISTA ‘CEL’"
Autores
  • Aquiles Tescari Neto
  • Isadora Antunes
Modalidade
Unicamp
Área temática
V PAPE-G e II SISAE: Seminário internacional de serviços de apoio aos estudantes: Permanência estudantil e conquistas nos 10 anos da lei de cotas
Data de Publicação
02/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae22/530352-apoio-tecnico-ao-lacasa--laboratorio-de-cartografia-sintatica--pesquisa-e-ensino-e-a-revista-cel
ISBN
978-85-5722-730-9
Palavras-Chave
apoio estudantil, BAS, bolsa de permanência, permanência estudantil, SAE
Resumo
O relato a ser apresentado no V PAPE-G/II SISAE (Permanência Estudantil e Conquistas nos 10 anos da Lei de Cotas) está inserido nas atividades do projeto intitulado “Apoio técnico ao LaCaSa: Laboratório de Cartografia Sintática: Pesquisa e Ensino e à revista ‘CEL’", desenvolvido pela estudante Isadora Antunes, bolsista BAS, sob a orientação do professor Aquiles Tescari Neto (do Instituto de Estudos da Linguagem, IEL, UNICAMP). O objetivo da apresentação é relatar as atividades desenvolvidas até o momento pela bolsista do projeto tanto no âmbito do LaCaSa quanto no âmbito da revista CEL ("Cadernos de Estudos Linguísticos", avaliada como Qualis A1). De maneira simplificada, as tarefas que a estudante desenvolve são: NO LACASA: (1) auxiliar na compilação das fichas de inquérito dos projetos do docente; (2) auxiliar na organização e manutenção da biblioteca do laboratório; (3) proceder ao tratamento acústico, em aplicativo/software específico, dos dados que integrarão a plataforma do docente e de seu grupo de pesquisa; (4) disponibilizar os dados na plataforma (digitação/correção de frases/preenchimento de inquéritos da pesquisa); (5) auxiliar na elaboração e manutenção do site do laboratório o LaCaSa (http://bit.do/LaCaSaUnicamp); (6) oferecer apoio técnico às demais atividades do projeto; (7) auxiliar na divulgação, promoção e apoio técnico geral dos cursos de extensão oferecidos pelo professor Aquiles, pela EXTECAMP; (8) cuidar da divulgação e postagens, nas redes sociais, de grupos do laboratório LaCaSa. NA REVISTA CEL: (1) organizar o banco de metadados de pareceristas da revista; (2) auxiliar na promoção da revista junto a redes sociais (Instagram, Twitter, etc.). Quanto às justificativas do apoio da bolsista, poderíamos dizer que seu trabalho se justifica pela facilitação proporcionada por ela aos docentes envolvidos no LaCaSa e na revista CEL que podem dispor de mais tempo a suas atividades de pesquisa (graças ao trabalho desenvolvido pela nossa colaboradora BAS). A bolsa concedida pelo SAE à estudante tem por objetivo garantir-lhe condições de permanência na universidade. Em nosso projeto (tanto no LaCaSa quanto na revista CEL (Cadernos de Estudos Linguísticos), garantimos flexibilidade de horários para o cumprimento das tarefas, pela bolsista, colaborando assim, com os objetivos do SAE de que seus estudantes bolsistas tenham bom desempenho acadêmico. O site do LaCaSa (Laboratório de Cartografia Sintática: Pesquisa e Ensino) é https://is.gd/LaCaSaUnicamp . O site da revista Cadernos de Estudos Linguísticos (CEL) é: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/about O trabalho desenvolvido pela Isadora beneficia, na comunidade universitária, não só os membros do laboratório e equipe editorial da revista, como também a comunidade externa que consulta tanto o site do laboratório quanto o site de nossa revista. Referência Bibliográfica: Tescari Neto, Aquiles. Sintaxe gerativa: uma introdução à cartografia sintática. Campinas, Editora da UNICAMP, 2022.
Título do Evento
Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETO, Aquiles Tescari; ANTUNES, Isadora. “APOIO TÉCNICO AO LACASA: LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA SINTÁTICA: PESQUISA E ENSINO E À REVISTA ‘CEL’".. In: Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae22/530352-APOIO-TECNICO-AO-LACASA--LABORATORIO-DE-CARTOGRAFIA-SINTATICA--PESQUISA-E-ENSINO-E-A-REVISTA-CEL. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes