O DESENHO E A MÚSICA PARA A CRIANÇA CEGA

Publicado em 02/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-730-9

Título do Trabalho
O DESENHO E A MÚSICA PARA A CRIANÇA CEGA
Autores
  • Fátima Aparecida Gonçalves Mendes
  • Samuel Ramos dos Santos
  • Uma Moric Vilela Mariano
Modalidade
Unicamp
Área temática
V PAPE-G e II SISAE: Seminário internacional de serviços de apoio aos estudantes: Permanência estudantil e conquistas nos 10 anos da lei de cotas
Data de Publicação
02/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae22/530253-o-desenho-e-a-musica-para-a-crianca-cega
ISBN
978-85-5722-730-9
Palavras-Chave
desenho; música; artes; criança cega.
Resumo
Durante a pandemia no ano de 2021, o Programa de Auxílio a Projetos Institucionais (PAPI) proporcionou aos bolsistas, além do apoio à permanência na Graduação, também a experiência de vivenciar o ensino à criança cega. A orientação aos estudantes e as aulas da criança foram no formato remoto, tendo duas aulas presenciais ao final. O projeto ocorreu no período de 01 de julho de 2021 a 29 de setembro de 2021 e, surgiu devido a pandemia do Coronavírus que afetou a todos nós, foram perdas de entes queridos e amigos, isolamento social, depressão, ansiedade, medos, aulas remotas etc. As crianças são estudantes do ensino regular e atendidas no CEPRE/FCM. Estar longe da escola, da professora, dos colegas, de atividades de lazer etc, afetou o cotidiano das crianças. Pensando na questão emocional e pedagógica, este projeto teve o objetivo de propor atividades como o desenho e a música. Assim, a proposta, além de dar oportunidades tanto à criança em fazer atividades prazerosas, como aos estudantes da graduação em conhecer um pouco sobre a deficiência visual e vivenciar o ensino. Este projeto contemplou um dos objetivos desta universidade que é abrir as portas para a comunidade externa, bem como, os estudantes em formação tiveram a oportunidade de conhecer sobre a deficiência visual e desenvolver atividades para esse público que carece de profissionais que conheçam suas especificidades. As atividades desenvolvidas pelos bolsistas foram preparar e ministrar as aulas à criança cega, sempre acompanhadas pela orientadora, apesar de fazer orientações antes de cada aula. O resultado foi positivo tanto para a criança quanto para os bolsistas. A criança que não sabia desenhar, a partir do imaginário foi criando imagens mentais e as colocava no papel. Com relação a música, a criança teve acesso a alguns instrumentos criados com materiais que tinha em sua casa, bem como aprendeu a tocar uma sanfona de brinquedo. Nas aulas presenciais teve contato com a flauta e a partir disso, busca por explorar os instrumentos musicais da brinquedoteca. Para os bolsistas a experiência, embora por pouco tempo, agregou conhecimentos importantes em suas áreas de atuação.
Título do Evento
Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDES, Fátima Aparecida Gonçalves; SANTOS, Samuel Ramos dos; MARIANO, Uma Moric Vilela. O DESENHO E A MÚSICA PARA A CRIANÇA CEGA.. In: Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae22/530253-O-DESENHO-E-A-MUSICA-PARA-A-CRIANCA-CEGA. Acesso em: 17/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes