EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 02/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-730-9

Título do Trabalho
EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • Ana Paula Barraca Cruz
Modalidade
Unicamp
Área temática
V PAPE-G e II SISAE: Seminário internacional de serviços de apoio aos estudantes: Permanência estudantil e conquistas nos 10 anos da lei de cotas
Data de Publicação
02/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae22/530129-educar-cuidar-e-brincar-experiencias-na-educacao-infantil
ISBN
978-85-5722-730-9
Palavras-Chave
Criança, brincar, explorar, educação infantil
Resumo
A Divisão de Educação Infantil e Complementar - DEdIC, enquanto divisão responsável pela primeira etapa da Educação Básica (creches e pré- escola) e pela Educação Complementar, na modalidade não formal/ na perspectiva da educação integral, oferecida em contra turno escolar, tem por objetivo oportunizar vivências e experiências socioeducativas e culturais diversificadas, na perspectiva do direito dos bebês e das crianças que integram a comunidade universitária, tendo por finalidade a apropriação do conhecimento/aprendizagem visando ao desenvolvimento integral de cada um deles, contemplando suas dimensões biopsicossociais em parceria com a família e comunidade. Os bolsistas atuaram com a finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam descobertas espontâneas, garantindo o direito de produzir cultura, seja nas áreas: música, artes, linguagem, movimento, levar a criança a explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse. Objetivos: • Colaborar com o plano de trabalho proposto, baseado na tríade cuidar, educar e brincar. Acolhendo a criança em seus tempos e necessidades tendo como eixo central a relação de fortalecimento de elo e acolhimento de crianças. • Elaborar e aplicar em parcerias com as professoras atividades lúdicas; • Enriquecer as vivências da creche englobando intervenções que envolvam educação e cuidado, proporcionando a construção de hipóteses, experiências, exploração, etc. • Promover, juntamente com a equipe pedagógica, exposições do trabalho realizado. • Sintetizar, em forma de relatório ou outras formas de registro as experiências decorrentes da bolsa. Justificativa quanto à relevância para o (a) estudante e para a universidade ou comunidade externa: A Unidade do CECI – Berçário atende bebês de 6 meses aos 2 anos de idade, filhos ou filhas, dependentes legais de profissionais docentes e não docentes da Unicamp, estudantes de graduação e pós e funcionárias Funcamp. Dentro de nossa proposta pedagógica essa faixa etária é vista como etapa exponencial do processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, cabendo aos educadores um olhar sensível para as singularidades e potencialidades de cada bebê. Nesse contexto esperamos que a inserção dos bolsistas na creche favoreça a troca de experiências e ampliação de descobertas lúdicas para as crianças e as famílias, colaborando para uma educação preventiva e atuando efetivamente junto à comunidade educacional.
Título do Evento
Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CRUZ, Ana Paula Barraca. EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae22/530129-EDUCAR-CUIDAR-E-BRINCAR-EXPERIENCIAS-NA-EDUCACAO-INFANTIL. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes