INTERESSE DOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO ENSINO SUPERIOR

Publicado em 02/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-730-9

Título do Trabalho
INTERESSE DOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO ENSINO SUPERIOR
Autores
  • Johny Henrique Da Silva
  • Nicole Teles Loureiro
  • Cristhian Ferreira Delgado
  • Emilly Fernanda Braz Geraldo
  • Danielle Aparecida De Fátima Carvalho
  • Ana Maria Alves Carneiro da Silva
  • Luciane Lotti
  • Stella Maria Barberá da Silva Telles
  • Cibele Yahn de Andrade
  • Juliana Pires de Arruda Leite
Modalidade
Unicamp
Área temática
V PAPE-G e II SISAE: Seminário internacional de serviços de apoio aos estudantes: Permanência estudantil e conquistas nos 10 anos da lei de cotas
Data de Publicação
02/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae22/529483-interesse-dos-alunos-concluintes-do-ensino-medio-publico-no-ensino-superior
ISBN
978-85-5722-730-9
Palavras-Chave
Unicamp, Ensino Superior, Campinas, Ações Afirmativas
Resumo
A Unicamp desde 2005 vem implementando ações afirmativas com desenhos inovadores no contexto brasileiro. As ações afirmativas representam formas de reparação social e diversificação étnica/racial e de renda do acesso ao ensino superior. Neste contexto, a pesquisa “A interação entre as ações afirmativas da Unicamp e as escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas e dos municípios de Piracicaba e Limeira”, financiada pelo FAEPEX/Unicamp no âmbito do “Edital 03/2020 – COMVEST/PRG/PRP”, teve por objetivo analisar o efeito da implementação das ações afirmativas na Unicamp nos projetos de vida do egressos do ensino médio da rede pública, entendidos como planos e metas para o futuro (Klein e Arantes, 2016), focando na transição para o ensino superior, o que é um desafio para jovens oriundos de escolas públicas (Braga e Xavier, 2016; Pinho et al, 2015) e de contextos socioeconômicos desfavoráveis (Teixeira, 2011). Este trabalho tem por objetivo específico analisar o interesse e conhecimento sobre o ensino superior, e especificamente sobre a Unicamp. A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação de questionários presenciais em estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma amostra aleatória de dez escolas públicas de Campinas. Também foram aplicados questionários nos professores. As atividades desenvolvidas pelos bolsistas foram: contato com as escolas; apoio na elaboração, aplicação e digitação dos questionários e análise dos resultados. A partir das respostas dos estudantes, é possível observar que 86% dos respondentes pretendem continuar os estudos após o fim do ensino médio, 53% pretendem realizá-lo em universidade pública, 45% num curso noturno e 49% deles acreditam que teriam que trabalhar para custear os estudos. Além disso, 70% seriam primeira geração no ensino superior, pois seus pais concluíram no máximo o ensino médio. O nível de conhecimento sobre as formas de acesso varia: há um bom nível de conhecimento sobre ENEM, vestibular da Unicamp, processo seletivo ENEM Unicamp, cursos de graduação da Unicamp, isenção no vestibular na Unicamp; o conhecimento é mediano sobre ProUni e Fies, Cotas na Unicamp e Bolsas de permanência na Unicamp; e há um baixo conhecimento sobre outras formas de ingresso em universidades públicas e Unicamp (SISU, ProFIS, vagas olímpicas Unicamp e PAAIS). Sobre a Unicamp, 39% têm interesse em se inscrever usando principalmente o processo seletivo ENEM. Destaca-se ainda, que o interesse na Unicamp levou-os a mudar seus hábitos de estudo ao buscarem conhecimentos extras na internet para compreender melhor os conteúdos, assim como prestar mais atenção nas aulas. Comparando a percepção dos professores sobre o interesse e preparo dos estudantes para o ensino superior, 70% dos professores apontaram que entre 30 e 50% dos estudantes pretendem continuar os estudos e ingressar no ensino superior; mas para a maioria dos professores, menos de 10% dos estudantes estão preparados para ingressar no ensino superior, incluindo a opção da Unicamp. Os resultados da pesquisa trazem insumos para ação da Unicamp no sentido de aproximação com as escolas públicas em Campinas, sede do campus principal, para divulgar as formas de acesso e também as oportunidades de suporte à permanência.
Título do Evento
Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Johny Henrique Da et al.. INTERESSE DOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO ENSINO SUPERIOR.. In: Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae22/529483-INTERESSE-DOS-ALUNOS-CONCLUINTES-DO-ENSINO-MEDIO-PUBLICO-NO-ENSINO-SUPERIOR. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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