ANIMAÇÃO DE AVATAR TRIDIMENSIONAL REALISTA SINALIZANTE DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA

Publicado em 02/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-730-9

Título do Trabalho
ANIMAÇÃO DE AVATAR TRIDIMENSIONAL REALISTA SINALIZANTE DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA
Autores
  • Desconhecido4963
  • Davi Tolentino Cerqueira
  • Gabriel De Sousa Pereira
  • Paula Steicy Pereira Da Silva
Modalidade
Unicamp
Área temática
V PAPE-G e II SISAE: Seminário internacional de serviços de apoio aos estudantes: Permanência estudantil e conquistas nos 10 anos da lei de cotas
Data de Publicação
02/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae22/528603-animacao-de-avatar-tridimensional-realista-sinalizante-da-lingua-de-sinais-brasileira
ISBN
978-85-5722-730-9
Palavras-Chave
Avatar Sinalizante; Tradução Automática; Língua de Sinais Brasileira; Captura de Movimento.
Resumo
O projeto se insere em esforço voltado ao desenvolvimento de solução tecnológica para melhorar a acessibilidade dos alunos surdos a material didático em português. A solução visa a implementação de sistema de tradução automática (consulte [1, 2]) do português para a língua de sinais brasileira (Libras), com o resultado da tradução sendo apresentado por um avatar sinalizante da Libras [3, 4, 5]. Em particular, no contexto do esforço, o presente projeto contribui com a implementação do avatar sinalizante. Especificamente, o objetivo de presente projeto é a construção de um acervo de animações de um avatar sinalizante da Libras. Para a síntese das animações serão efetuados registros em vídeo e dados de captura de movimento de surdos e intérpretes sinalizando conteúdo de material didático na Libras. Um avatar realista é um personagem virtual tridimensional antropomórfico com aparência e movimentação realistas gerado e animado utilizando técnicas de computação gráfica. O personagem é constituído de um esqueleto virtual de controle e de uma malha de polígonos que define sua geometria e aparência. O esqueleto virtual influencia a geometria da malha poligonal e a sua manipulação permite a animação do avatar. No âmbito do projeto, o esqueleto virtual, e consequentemente a animação, será controlado com dados de captura de movimento associados a produções na Libras. Em termos gerais, entende-se por captura de movimento, ou Mocap, o processo de registrar a movimentação espacial de pessoas ou objetos [6, 7]. No âmbito do projeto, o registro Mocap será focado na descrição da movimentação das principais juntas do corpo humano e do tecido facial, utilizando sistema de Mocap da empresa Vicon (https://www.vicon.com/) disponível no Laboratório Galileu, onde o projeto será desenvolvido. A transposição dos dados de captura de movimento para o personagem virtual será efetuada com o programa de modelagem e animação tridimensional Blender (https://www.blender.org/). A coleta de vídeos, dados de captura de movimento e estabelecimento de um acervo de animações de produções em Libras forma um corpus paralelo português-Libras que, além de apoiar o desenvolvimento de um sistema de tradução automática português-Libras, também permite estudos sistemáticos e comparativos de produções em Libras, resultando em um aprofundamento do conhecimento da dinâmica da produção de Libras e contribuindo com consolidação de sua gramática ainda pouco formalizada. Os bolsistas participantes do projeto estão tendo a oportunidade de aprender e/ou aprofundar seus conhecimentos sobre a Libras (Língua de Sinais Brasileira), técnicas de animação de personagem tridimensional e técnicas de captura de movimento. No momento, já foram gravados e registrados dois capítulos de livro de português do terceiro ano do ensino fundamental que integra o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD).
Título do Evento
Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

, Desconhecido4963 et al.. ANIMAÇÃO DE AVATAR TRIDIMENSIONAL REALISTA SINALIZANTE DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA.. In: Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae22/528603-ANIMACAO-DE-AVATAR-TRIDIMENSIONAL-REALISTA-SINALIZANTE-DA-LINGUA-DE-SINAIS-BRASILEIRA. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

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