CALOUROS NA PANDEMIA: ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR NO PERÍODO REMOTO

Publicado em 02/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-730-9

Título do Trabalho
CALOUROS NA PANDEMIA: ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR NO PERÍODO REMOTO
Autores
  • Maria Aparecida Duarte Lopes
  • Rita de Cássia Souza
  • Carolina Silva Bandeira de Melo
  • Sérgio Domingues
  • Beatriz Monteiro da Cruz
Modalidade
Profissionais e Pesquisadores de Serviços de Apoio ao Estudante
Área temática
V PAPE-G e II SISAE: Seminário internacional de serviços de apoio aos estudantes: Permanência estudantil e conquistas nos 10 anos da lei de cotas
Data de Publicação
02/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae22/528438-calouros-na-pandemia--adaptacao-ao-ensino-superior-no-periodo-remoto
ISBN
978-85-5722-730-9
Palavras-Chave
adaptação; ensino superior; ensino remoto
Resumo
De acordo com Coulon (2017), o estudante que deixa o ensino médio e ingressa no ensino superior deve aprender o que ele denomina de “ofício do estudante” e precisa se filiar à instituição de ensino, o que significa conhecer e utilizar os códigos daquele contexto, mostrando familiaridade com estes. Para o autor, uma das maiores razões para o abandono e o fracasso nos estudos consiste justamente nesta não afiliação, quando o estudante não incorpora ou não lida bem com as exigências e características da instituição. Sendo assim, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar a adaptação ao ensino superior de estudantes que ingressaram neste nível de ensino nos anos de 2020 e 2021, ou seja, durante o período remoto que foi implementado visando conter a pandemia de Covid-19. Toda a pesquisa foi feita de forma remota com o envio de um formulário, por e-mail, a universitários, contendo o Termo de Consentimento Livre Esclarecido, algumas perguntas elaboradas pelos pesquisadores sobre o ingresso no ensino superior período remoto e, como forma de analisar a adaptação dos estudantes, utilizamos o Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido - QVAr, criado por pesquisadores portugueses em 1999 (ALMEIDA, SOARES, FERREIRA, 2002). O QVAr foi elaborado para identificar o grau de adaptação de estudantes ao ensino superior a partir de cinco dimensões:1) Estudo: envolve hábitos de estudo, administração do tempo, uso de recursos de aprendizagem e preparo para avaliações; 2) Carreira: as questões estão relacionadas a sentimentos quanto ao curso e perspectivas de carreira; 3) Pessoal: envolve a percepção sobre o bem-estar físico, emocional, otimismo e autoconfiança dos estudantes; 4) Interpessoal: envolve interações com colegas e formação de amizades; 5) Institucional: o que os estudantes conhecem sobre a instituição, o que pensam desta e como avaliam a mesma. Responderam ao formulário 160 universitários, 129 dos 3 campi da Universidade Federal de Viçosa e 31 do Centro Universitário Univiçosa, uma instituição privada localizada na cidade de Viçosa-MG. Convidamos os participantes para uma roda de conversa online, no entanto apenas 2 estudantes da UFV participaram. Os dados mostraram que 119 estudantes (78%) conheciam a cidade de sua instituição de ensino e o campus onde estudavam, enquanto 22 (11,8%) não conheciam sequer a cidade onde fica a instituição em que estudavam e 19 (10,2%) disseram que conheciam a cidade, mas não o campus. Na roda de conversa, no entanto, percebemos, que este conhecimento poderia ser muito superficial, pois, as duas participantes conheciam a cidade e o campus da Universidade, mas uma delas tinha dado uma volta rápida de carro pelo campus e a outra tinha feito alguns passeios há anos atrás e não sabia, por exemplo, onde ficava o departamento do seu curso. Com o retorno das aulas presenciais, estes estudantes passaram por um segundo momento de adaptação, de convivência presencial com os colegas e professores que conheciam remotamente, de orientarem-se nas instalações físicas das instituições e conhecerem seus recursos, como disse uma das participantes: “Eu acho que a sensação de pertencer mesmo a faculdade, né, de fazer parte dela, existe quando eu estou lá fisicamente, quando há a troca entre, sei lá, a estrutura física e entre as pessoas que estão lá dentro” (Estudante de Letras). Os resultados do QVA-r apontam para uma melhor percepção das vivências acadêmicas nas dimensões carreira (média 4,01); institucional (média 3,76) e estudo (média 3,49). Nas questões sobre o ensino remoto, 163 pessoas (87,6%) responderam que o ensino remoto trouxe prejuízos para a aprendizagem, e um dos participantes comentou: “No ensino remoto você passa, no presencial você aprende. Mas confesso que o início tem sido muito difícil pra todos!” (Resposta de acréscimo ao questionário, 2022). A avaliação dos estudantes cai precisamente nas dimensões interpessoal (média 3,46) e pessoal (média 2,21), indicando que, de fato, a dimensão interpessoal, que trata das relações sociais entre os acadêmicos, se mostrou prejudicada no regime de ensino remoto. Além das aulas online prejudicarem o contato dos estudantes com colegas e professores, esse foi um momento de incentivo ao isolamento social, o que pode ter intensificado ainda mais esse dado, o que pode ser ilustrado em uma das declarações deixadas ao final do questionário: “Em questão de relacionamento, sou bem tímido e ao juntar isso com aulas online, dificulta a criação de novas amizades. Gosto e não tive problema em trabalhar em grupo, mas ainda não fiz amizades direito devido ao EAD.” Destaca-se que os piores resultados se deram na dimensão pessoal, indicando que a saúde mental dos estudantes foi um dos elementos mais comprometidos dentre os participantes da pesquisa, o que sinaliza para a necessidade das instituições estarem atentas a estas demandas pelos estudantes que chegam ao ensino presencial com dificuldades nas dimensões interpessoal e pessoal que podem afetar significativamente suas vivências acadêmicas.
Título do Evento
Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Maria Aparecida Duarte et al.. CALOUROS NA PANDEMIA: ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR NO PERÍODO REMOTO.. In: Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae22/528438-CALOUROS-NA-PANDEMIA--ADAPTACAO-AO-ENSINO-SUPERIOR-NO-PERIODO-REMOTO. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

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