ANÁLISE MORFOLÓGICA E GEOQUÍMICA DE COPRÓLITOS DE ASSEMBLEIA FOSSILÍFERA EM TEMPESTITO DISTAL DA FORMAÇÃO CORUMBATAÍ (PERMIANO, BACIA DO PARANÁ - SÃO PAULO).

Publicado em 30/05/2022 - ISBN: 978-65-5941-682-0

DOI
10.29327/163513.4-3  
Título do Trabalho
ANÁLISE MORFOLÓGICA E GEOQUÍMICA DE COPRÓLITOS DE ASSEMBLEIA FOSSILÍFERA EM TEMPESTITO DISTAL DA FORMAÇÃO CORUMBATAÍ (PERMIANO, BACIA DO PARANÁ - SÃO PAULO).
Autores
  • Maria Vitória Bortolan Dantas
  • Fresia Ricardi Branco
Modalidade
Outros
Área temática
Aprimoramento Técnico – Exatas
Data de Publicação
30/05/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae21/447639-analise-morfologica-e-geoquimica-de-coprolitos-de-assembleia-fossilifera-em-tempestito-distal-da-formacao-corumba
ISBN
978-65-5941-682-0
Palavras-Chave
Coprólitos, tafonomia, geoestatística, processos sedimentares, diagênese.
Resumo
Este projeto é um estudo dos coprólitos encontrados na assembleia fossilífera de Santa Rosa de Viterbo (SP) que foca na análise de feições tafonômicas e histológicas a partir de uma abordagem estatística. Assim, avaliou-se a possível associação entre os morfotipos e a tafonomia dos fragmentos analisados. Sua importância acadêmica se dá em dois pontos: é uma contribuição para o entendimento dos processos deposicionais e sedimentares relacionados à preservação de icnofósseis encontrados abundantemente, porém que são pouco explorados na Paleontologia, e é uma abordagem inovadora para estudos tafonômicos, os quais costumam ser somente descritivos - método esse que pode levar a interpretações tendenciosas, já que não se há o controle exato da frequência em que as variáveis tafonômicas relacionadas ocorrem. Neste projeto, o estudo estatístico foi realizado pela contagem do aparecimento das características qualitativas em cada morfotipo por meio da criação de um banco de dados que relaciona cada fragmento às variáveis analisadas, diferenciando-os de acordo com sua frente, ponto de coleta e morfotipo. A partir da revisão bibliográfica e de uma avaliação inicial dos fragmentos, decidiu-se que seriam quantificadas 12 variáveis: superfície, cor, brilho, tipo de fratura, superfície de achatamento, compactação, precipitação de manganês, alteração química, inclusões na superfície, fraturas, gretas ou sinéreses e tipo de fragmento. Cada fragmento foi analisado individualmente em lupa (Stemi DV4) e teve sua descrição registrada num banco de dados criado no Excel. Posteriormente, os dados foram filtrados e contabilizados. Para interpretação e resumo dos resultados, criou-se tabelas de contingência que relacionam os morfotipos com cada uma das variáveis, construídas por meio da utilização dos softwares R e Excel. Foram analisados 904 fragmentos de coprólitos, 625 pertencentes à frente PH3 e 279 à PH1.Os resultados indicam que os processos sedimentares e diagenéticos ocorridos foram relativamente homogêneos ao longo da camada de tempestito. Predominaram processos sedimentares erosivos, responsáveis pelo desgaste e remodelamento de grande parte dos fragmentos. Boa parte dos fragmentos foram submetidos também a processos pós-diagenéticos, que ocasionaram o fraturamento dos coprólitos. As feições de alteração química são menos comuns, porém se assemelham a feições atribuídas a trocas de componentes químicos entre sedimento e massa fecal. Estão presentes, também, vesículas preenchidas por um material poroso, atribuídas ao processo de decomposição da matéria orgânica presente na massa fecal, realizada por bactérias. Conclui-se que a distribuição dos morfotipos realmente foi influenciada pelos processos sedimentares, diagenéticos e tafonômicos que remodelaram e apagaram parte das características originais dos fragmentos.
Título do Evento
IV Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp - PAPE-G
Título dos Anais do Evento
Caderno de Resumos: Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp - PAPE-G
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

DANTAS, Maria Vitória Bortolan; BRANCO, Fresia Ricardi. ANÁLISE MORFOLÓGICA E GEOQUÍMICA DE COPRÓLITOS DE ASSEMBLEIA FOSSILÍFERA EM TEMPESTITO DISTAL DA FORMAÇÃO CORUMBATAÍ (PERMIANO, BACIA DO PARANÁ - SÃO PAULO)... In: Caderno de Resumos: Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp - PAPE-G. Anais...Campinas(SP) Canal do SAE no YouTube, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae21/447639-ANALISE-MORFOLOGICA-E-GEOQUIMICA-DE-COPROLITOS-DE-ASSEMBLEIA-FOSSILIFERA-EM-TEMPESTITO-DISTAL-DA-FORMACAO-CORUMBA. Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes