LENDAS INDÍGENAS E HISTORIAS INFANTIS

Publicado em 30/05/2022 - ISBN: 978-65-5941-682-0

Título do Trabalho
LENDAS INDÍGENAS E HISTORIAS INFANTIS
Autores
  • Priscila Pereira Coltri
  • Janderson Melquisedeque Meireles Sampaio
Modalidade
Bolsa Auxílio Social
Área temática
Aprimoramento Técnico – Humanas
Data de Publicação
30/05/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae21/441620-lendas-indigenas-e-historias-infantis
ISBN
978-65-5941-682-0
Palavras-Chave
lendas, mudanças climáticas, historias infantis, cultura indigena
Resumo
O projeto BAS do aluno Janderson Melquisedeque Meireles Sampaio estuda e resgata lendas da cultura indígena para o desenvolvimento de histórias infantis, ligadas à climatologia e mudanças clima. Esse projeto se faz importante para resgatar e difundir a cultura indígena (em especial da tribo da qual o Janderson pertence, localizada na Amazônia) por meio da educação infantil. Pretende-se, ao final do projeto, distribuir os materiais produzidos para as escolas, bem como deixar os livrinhos infantis (em formato e-book) disponíveis para download no Site do CEPAGRI (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura). A pesquisa se faz por meio de conversas com os antigos da aldeia. A primeira lenda pesquisada foi “MITOS E LENDAS DO POVO TUKANO – A Lenda do Pajé”. Nessa lenda conhecemos as benzedeiras e os pajés da tribo, que curam por meio da oralidade. Nessa primeira experiência, o aluno buscou a história dessa lenda em conversas e a descreveu. A partir desse primeiro relato, uma primeira historinha infantil está sendo produzida, adaptando as personagens para o universo infantil. Essa adaptação se faz importante e necessária para levar mensagens da cultura estudada, bem como conceitos e informações importantes sobre clima e mudanças climáticas. Na história serão inseridos, em um formato lúdico, conceitos básicos de tempo atmosférico, climatologia e a interferência antrópica sobre o clima. As histórias, na educação infantil despertam a curiosidade, estimulam a imaginação, proporciona vivências e experiencias, ajudando a criança a lidar com emoções, conflitos e conteúdo. Essa primeira experiência dará suporte para buscar outras lendas e difundir outros conceitos ligados a climatologia e às mudanças do clima.
Título do Evento
IV Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp - PAPE-G
Título dos Anais do Evento
Caderno de Resumos: Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp - PAPE-G
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COLTRI, Priscila Pereira; SAMPAIO, Janderson Melquisedeque Meireles. LENDAS INDÍGENAS E HISTORIAS INFANTIS.. In: Caderno de Resumos: Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp - PAPE-G. Anais...Campinas(SP) Canal do SAE no YouTube, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae21/441620-LENDAS-INDIGENAS-E-HISTORIAS-INFANTIS. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes