DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E OS DESAFIOS DO AEE NA ESCOLA ALUÍZIO LOPES MARTINS: UM RELATO DE CASO

Publicado em 01/09/2023 - ISBN: 978-85-5722-938-9

Título do Trabalho
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E OS DESAFIOS DO AEE NA ESCOLA ALUÍZIO LOPES MARTINS: UM RELATO DE CASO
Autores
  • Karla Mariah da Silva Farias Barra
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação
Data de Publicação
01/09/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoresionalapae/648059-deficiencia-multipla-e-os-desafios-do-aee-na-escola-aluizio-lopes-martins--um-relato-de-caso
ISBN
978-85-5722-938-9
Palavras-Chave
Deficiência Múltipla; AEE; Práticas Pedagógicas Inclusivas.
Resumo
Introdução: A Deficiência Múltipla é definida como uma associação de duas ou mais deficiências primárias (visual, auditiva, intelectual ou física), com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento e na capacidade de adaptação vital. É uma das categorias pertencentes à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão (PNEE/2008), a qual garante o acesso, a participação e aprendizagem através de serviços de atendimento educacional especializado (SAEE). O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos serviços que visa oportunizar a participação ativa do aluno na aprendizagem escolar e assegura sua inclusão. O desempenho e as competências dos alunos com Deficiência Múltipla são heterogêneos e variáveis, necessitando assim de planos pedagógicos individualizados que busquem eliminar as barreiras existentes e favorecer a participação ativa na aprendizagem dentro do espaço escolar. Objetivo: Apresentar as práticas pedagógicas inclusivas elaboradas no AEE da Escola Aluízio Lopes Martins com uma aluna com Deficiência Múltipla considerando as necessidades e potencialidades específicas, a fim de contribuir para o desenvolvimento integral e significativo da aluna. Metodologia: A pesquisa é um estudo de caso do tipo longitudinal, de um indivíduo de 22 anos, diagnosticada com Surdez, Deficiência Intelectual e Autismo. Os dados foram coletados durante o período de maio a dezembro/2022 em encontros semanais nas dependências da Escola Aluízio Lopes Martins, localizada no bairro do Maracanã em Santarém/Pa. Resultados: O atendimento da aluna foi realizado através de avaliação diagnóstica inicial e construção do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI), o qual foi adaptado às necessidades apresentadas pela aluna quanto à comunicação, interação e processo de aprendizagem, o qual foi balizado pelo ensino de LIBRAS e práticas inclusivas envolvendo a aluna e família. Conclusão: Verificou-se que as práticas pedagógicas trabalhadas no AEE proporcionaram uma ampliação na comunicação da aluna com sua família, além de avanços no desenvolvimento quanto à atenção, concentração e memória, sendo o AEE um desafio, porém um serviço de fundamental importância para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência múltipla para sua participação e inclusão escolar e social.
Título do Evento
2º Congresso Regional, 2º Fórum de Autodefensores e Fórum de Famílias da Rede APAE
Cidade do Evento
Santarém
Título dos Anais do Evento
Anais do 2º Congresso Regional, 2º Fórum de Autodefensores e Fórum de Famílias da Rede APAE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARRA, Karla Mariah da Silva Farias. DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E OS DESAFIOS DO AEE NA ESCOLA ALUÍZIO LOPES MARTINS: UM RELATO DE CASO.. In: Anais do 2º Congresso Regional, 2º Fórum de Autodefensores e Fórum de Famílias da Rede APAE. Anais...Santarém(PA) IESPES, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoresionalapae/648059-DEFICIENCIA-MULTIPLA-E-OS-DESAFIOS-DO-AEE-NA-ESCOLA-ALUIZIO-LOPES-MARTINS--UM-RELATO-DE-CASO. Acesso em: 11/05/2025

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