ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Publicado em 12/01/2021 - ISBN: 978-65-5941-076-7

Título do Trabalho
ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Autores
  • Evelyn de Andrade Pedreira
  • Francisco Borges
Modalidade
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM)
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
12/01/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoprpgi/294067-atividades-ludicas-para-o-ensino-de-logica-de-programacao
ISBN
978-65-5941-076-7
Palavras-Chave
Atividade lúdicas; Lógica de programação; Computação desplugada
Resumo
A disciplina lógica de programação é uma das disciplinas fundamentais do curso de computação. Normalmente é dada nos primeiros semestres do curso e é uma matéria que possui altos índices de reprovação. Tornando essa disciplina uma barreira para muitos discentes e um dos principais motivos de evasão desses cursos. Dentre as habilidades e competências estabelecidas ao término da matéria estão: desenvolvimento do raciocínio lógico, organização das ideias, entendimento e resolução do problema e a capacidade de abstração. Por isso se faz necessário o desenvolvimento de metodologias e ferramentas para auxiliar o ensino e a aprendizagem dessa disciplina. Esse trabalho tem como objetivo criar atividades lúdicas para o ensino de lógica de programação em que não será utilizado os computadores já que segundo o IBGE em 2018 25,3% da população brasileira não tinha acesso à internet e da população que tinha acesso à internet, 45,5% tinha apenas o celular como meio. Sendo assim, a disponibilidade de recursos para o aprendizado mais uma barreira. Para atingir esse objetivo desse trabalho foi necessário um levantamento bibliográfico sobre ensino e aprendizagem de lógica de programação e a verificação de atividades lúdicas preexistentes no tema, e o estudo da computação desplugada da University of Canterbury que possibilitou o desenvolvimento de atividades sem o uso de computadores ou da internet. O principal foco nas atividades lúdicas é auxiliar no processo de ensino. Portanto foi necessário a escolha dos algoritmos mais pedagogicamente apropriados os quais foram utilizados na criação das atividades. Foram criadas 8 atividades lúdicas que se utilizam da tópicos da disciplina linguagem de programação tais como: seleção, repetição e iniciação de variáveis. O principal resultado desse projeto foi a criação de atividades lúdicas para o ensino de lógica de programação. As atividades lúdicas desenvolvidas, depois de teste e validações as quais não foram possíveis por conta da pandemia do Covid-19, poderão ser disponibilizadas em um catálogo para que possa ser usado por professores tanto do ensino médio como superior para o ensino e aprendizagem na disciplina de lógica de programação. Esse projeto irá contribuir no projeto do orientador, que visa a melhoria, aprimoramento, desenvolvimento e estudo de metodologias e ferramentas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de lógica de programação. Esperamos ter a oportunidade de executamos os testes e validações finais para vermos a eficácia dessas atividades.
Título do Evento
I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA e do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICTI)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEDREIRA, Evelyn de Andrade; BORGES, Francisco. ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO.. In: Anais do I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA e do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICTI). Anais...Salvador(BA) IFBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoprpgi/294067-ATIVIDADES-LUDICAS-PARA-O-ENSINO-DE-LOGICA-DE-PROGRAMACAO. Acesso em: 31/05/2025

Trabalho

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