USO DE URINA HUMANA COMO FONTE DE NUTRIENTES NA PRODUÇÃO DE PIMENTA BIQUINHO (CAPSICUM CHINESES)

Publicado em 12/01/2021 - ISBN: 978-65-5941-076-7

Título do Trabalho
USO DE URINA HUMANA COMO FONTE DE NUTRIENTES NA PRODUÇÃO DE PIMENTA BIQUINHO (CAPSICUM CHINESES)
Autores
  • Yron Souza
  • Olivia Silva Nepomuceno Santos
Modalidade
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM)
Área temática
Engenharias
Data de Publicação
12/01/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoprpgi/293232-uso-de-urina-humana-como-fonte-de-nutrientes-na-producao-de-pimenta-biquinho-(capsicum-chineses)
ISBN
978-65-5941-076-7
Palavras-Chave
Nutrição de plantas, Agroecologia, Sustentabilidade Ambiental
Resumo
O aumento da densidade populacional e dos padrões de consumo fazem com que a produção agrícola busque uma grande produtividade o que leva ao uso excessivo de fertilizantes químicos, que acabam gerando impactos significativos para o meio ambiente. Diante deste cenário, faz-se necessário pensar em mecanismos para mitigar esses impactos, estabelecendo novas possibilidades de enriquecimento do solo, nesse contexto o uso das excretas humanas, principalmente a urina humana, pode auxiliar nesse processo de mudança. A pesquisa teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de plantas de pimenta biquinho (Capsicun Chinese) em função do uso de urina humana associada a fontes orgânicas de P e K. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento experimental inteiramente casualizado, com 6 tratamentos (2 doses de urina combinadas com 2 fontes orgânicas de fósforo e potássio (casca de café e farinha de ossos); um tratamento com adubação convencional e um tratamento sem adubação) e quatro repetições, totalizando 24 parcelas experimentais. Foram avaliadas as variáveis de crescimento: altura da planta, diâmetro do caule, número e peso dos frutos (fresco e seco), massa fresca e seca da parte aérea. De acordo com a análise de variância das variáveis altura e a massa fresca da parte aérea apresentaram diferença significativa. A maior altura, 135 dias após o plantio, foi verificada no tratamento D (39,25cm) que recebeu 2,5L de casca de café e 30 ml de urina e a menor no tratamento A, cultivada com adubação convencional (30,63cm). A maior massa fresca foi observada no tratamento B, 0,126g, e a menor foi observada no tratamento D, 0,075g. Para o número de frutos, apesar de não ter sido verificada diferença significativa, foi observado que o tratamento C, que recebeu 1,25l de casca de café e 40 ml de urina humana, apresentou resultado superior (192 frutos) ao obtido no tratamento A (161 frutos), com adubação convencional; o resultado também foi 97,4% superior ao verificado no tratamento D, que apresentou o menor número médio de frutos. Os tratamentos D e E, que receberam 2,5L de casca de café e urina, apresentaram os menores números de frutos, se assemelhando ao tratamento F que não recebeu urina. Os resultados obtidos demostram que o uso de urina, associada a casca do café, esterco e farinha de ossos, pode proporcionar resultados superiores aos obtidos com o uso de fertilizantes químicos, se apresentando como uma alternativa viável, o que pode contribuir para minimizar os impactos ambientais ocasionados pelo uso de fertilizantes.
Título do Evento
I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA e do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICTI)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Yron; SANTOS, Olivia Silva Nepomuceno. USO DE URINA HUMANA COMO FONTE DE NUTRIENTES NA PRODUÇÃO DE PIMENTA BIQUINHO (CAPSICUM CHINESES).. In: Anais do I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA e do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICTI). Anais...Salvador(BA) IFBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoprpgi/293232-USO-DE-URINA-HUMANA-COMO-FONTE-DE-NUTRIENTES-NA-PRODUCAO-DE-PIMENTA-BIQUINHO-(CAPSICUM-CHINESES). Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes