COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO IFBA, CAMPUS DE SALVADOR

Publicado em 12/01/2021 - ISBN: 978-65-5941-076-7

Título do Trabalho
COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO IFBA, CAMPUS DE SALVADOR
Autores
  • Erivaldo Sales Nunes
  • Herbert Mehiel Nascimento Venas
Modalidade
Comunicações Gerais
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
12/01/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoprpgi/292281-combate-a-intolerancia-religiosa-no-ensino-medio--um-estudo-de-caso-no-ifba-campus-de-salvador
ISBN
978-65-5941-076-7
Palavras-Chave
Intolerância Religiosa; Ensino Médio; Ensino Técnico-Integrado.
Resumo
Herbert Mehiel Nascimento Venas – Discente Voluntário Campus SSA – e-mail: herbertfofo.hv@gmail.com Erivaldo Sales Nunes – Docente Campus SSA – e-mail: erivalldosn@gmail.com O estudo do fenômeno religioso na sociedade brasileira e baiana pelas Ciências Humanas e Ciências Sociais, tem alcançado visibilidade acadêmica nas últimas décadas do século XXI, sobretudo em tempos obscuros onde correntes ideológicas extremistas pregam negacionismos historiográficos, revisionismos e práticas fascistas de ordem cultural e social, e isso implica em diversas interpretações resultantes de discursos de intolerância religiosa, sobretudo no campo do sagrado. A escola, enquanto Instituição de Ensino promotora de conhecimento, debates, reflexões e combates às posturas que condenam práticas socioculturais restritivas, representa um espaço de poder do conhecimento científico, e ao mesmo tempo, extrapola o lugar do senso comum, justamente por promover diálogos intergrupais de todas as ordens. Se pensarmos que a Constituição Brasileira está fundada na organização de um Estado Laico, ou seja, as esferas dos poderes legislativo, executivo e judiciário devem agir de modo imparcial com relação às questões de ordens religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma das religiões praticadas e exercidas em todo o território nacional, espera-se que o diálogo inter-religioso seja uma prática recorrente e saudável na formação cidadã dos jovens brasileiros. O número significativo de casos divulgados pela mídia escrita e virtual, envolvendo intolerância religiosa em diversas cidades brasileiras, inclusive em Salvador-Ba, apontam para uma conjuntura em que se acirram narrativas de ódio, agressões verbais, físicas e psicológicas, sobretudo diante dos(as) sujeitos praticantes das religiões de matrizes africanas. As escolas públicas, cotidianamente, podem ser palcos de manifestações que envolvem atos de intolerância religiosa. Levantar experiências dos discentes/docentes/técnicos administrativos da educação envolvendo conflitos de ordem religiosa, gerados dentro de Instituições de Ensino, é tarefa necessária e fundamental para o combate a intolerância religiosa e a promoção de uma cultura pela paz. Ao evidenciar investigações sobre intolerância religiosa numa Escola de Formação Técnica/Tecnológica, que por mais de um século de História na Educação, formou diversos atores sociais para o mundo do trabalho, trata-se de procurar compreender de que modo os docentes/discentes/técnicos administrativos da educação vêm lidando com situações que perpassam discursos de ódio, desrespeito, desqualificação, seja no campo do fenômeno religioso, seja no campo do racismo religioso. A presente comunicação consiste em apresentar apontamentos de investigação no ambiente escolar do Instituto Federal da Bahia, no campus Salvador, a partir do levantamento de casos de intolerância religiosa envolvendo discentes, docentes e técnicos administrativos da educação, de modo especial, em cursos técnicos integrados ao ensino médio, ocorridos entre 2016 a 2020. Busca-se reconhecer nas crenças, se há liberdade de pensamento religioso nos debates e discussões sobre religiões e religiosidades ocorridos dentro do ambiente dos cursos Técnicos/Integrados, no IFBA Campus Salvador, além das experiências do corpo docente/discente/técnicos administrativos da educação envolvidos em atos de violência por intolerância religiosa. De modo mais específico, pretende-se identificar os tipos de violências por intolerância religiosa ocorridos no IFBA, campus SSA; e, além disso, o perfil dos envolvidos agressor/ vítima: faixa etária, raça, gênero, classe social, religião e nível de escolaridade. A metodologia da pesquisa é de caráter exploratório (bibliográfica), documental (fontes administrativas e pedagógicas) e descritiva (análise de dados empíricos). O referencial teórico utilizado contempla dados de pesquisas Institucionais/Governamentais, além de contribuições de autores, tais como, Roger Chartier, Elizete Silva, Fabricio Lyrio, Antonio Gonçalves, Lyndon Araujo, Sidnei Nogueira, dentre outros.
Título do Evento
I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA e do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICTI)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NUNES, Erivaldo Sales; VENAS, Herbert Mehiel Nascimento. COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO IFBA, CAMPUS DE SALVADOR.. In: Anais do I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA e do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICTI). Anais...Salvador(BA) IFBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoprpgi/292281-COMBATE-A-INTOLERANCIA-RELIGIOSA-NO-ENSINO-MEDIO--UM-ESTUDO-DE-CASO-NO-IFBA-CAMPUS-DE-SALVADOR. Acesso em: 22/05/2025

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