“NO MEU TEMPO...”: O DESPERTAR DO SUJEITO HISTÓRICO E ESTRATÉGIAS DE USO DE FONTES MATERIAIS DO PASSADO RECENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
“NO MEU TEMPO...”: O DESPERTAR DO SUJEITO HISTÓRICO E ESTRATÉGIAS DE USO DE FONTES MATERIAIS DO PASSADO RECENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autores
  • RENATA SOUZA BARROS
Modalidade
Resumo
Área temática
Saberes no Espaço Escolar
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/175027-no-meu-tempo--o-despertar-do-sujeito-historico-e-estrategias-de-uso-de-fontes-materiais-do-passado-recente-n
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Ensino de História, Sujeitos históricos, Cultura material
Resumo
O presente trabalho parte da percepção da dificuldade que muitos alunos demonstram em encontrar relação entre os conteúdos estudados em sala e sua vida cotidiana, apartando a disciplina História de sua realidade vivida. Analisando a questão, outro incômodo pareceu pertinente à elaboração de hipóteses de trabalho e uniu-se ao problema escolar: a expressão “no meu tempo...” usada por muitos adultos – em especial por pais e responsáveis de alunos – para se referir ao modo como costumavam agir e pensar no passado, transcendeu a escola e abriu espaço para as inquirições sobre como são percebidos na vida cotidiana os conceitos de história, tempo e sujeito histórico. Levando em consideração que todos nós vivemos no presente, a expressão “no meu tempo...” revela relações de pertencimento prioritariamente a um tempo já vivido, reforçando a percepção popular de que a história é o apenas o tempo passado. Diante desses pontos, a escolha das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, em particular da EMEF Dr. Benedito Maia, se deu prioritariamente pelo fato de ser este o espaço preambular das inquietações levantadas e por ser nesta fase serial que os alunos entram em contato com o professor licenciado em História, abordando os conceitos citados já no primeiro bimestre, de acordo com os currículos escolares. Com isso, pretende-se realizar a aplicação de metodologias que busquem despertar no aluno a percepção de seu papel como sujeito histórico desde os primeiros anos do Ensino Fundamental II, de forma que o mesmo possa se tornar um aluno mais consciente de seu protagonismo histórico no tempo presente e nos demais anos que se seguirão. A metodologia inicialmente proposta será o aprimoramento da experiência desenvolvida pela autora em sala de aula nos anos de 2017 e 2018, quando uma série de objetos de uso pessoal da professora nos anos de 1998 a 2010 foi levada para a sala de aula: aparelhos celulares “tijolão”, cartões telefônicos, máquina de escrever, máquina fotográfica com filme, agenda eletrônica, jogos de vídeo game antigos, televisão “de tubo”, etc. Esses objetos da cultura material recente para os alunos pareciam peças de museu, o que provocou a percepção de que o tempo presente é construtor da história e também se expressa em nossos objetos de uso cotidiano. Assim, o projeto de pesquisa buscará refinar e incrementar a experiência através da reflexão teórica dos conceitos de história, tempo, sujeitos históricos e fontes materiais do passado recente. Outrossim, pretende-se realizar levantamento da compreensão preliminar dos alunos sobre tais conceitos através de questionários e entrevistas, aplicação de proposta de intervenção pedagógica utilizando objetos da cultura material de pais ou avós (como corte temporal desejado) trazidos pelos alunos sob orientação em grupos temáticos e pesquisa em jornais e periódicos, culminando em uma Exposição/Mostra de História a ser realizada no segundo semestre, no espaço da escola. Como produto do projeto, pretende-se confeccionar documentário que registre as ações desenvolvidas, sendo disponibilizado online para alunos e professores que se interessem em experimentar e adaptar a proposta metodológica a suas realidades escolares.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROS, RENATA SOUZA. “NO MEU TEMPO...”: O DESPERTAR DO SUJEITO HISTÓRICO E ESTRATÉGIAS DE USO DE FONTES MATERIAIS DO PASSADO RECENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/175027-NO-MEU-TEMPO--O-DESPERTAR-DO-SUJEITO-HISTORICO-E-ESTRATEGIAS-DE-USO-DE-FONTES-MATERIAIS-DO-PASSADO-RECENTE-N. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes