PATRIMONIALIZAÇÃO E TOMBAMENTO: UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ICÓ/CE

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

DOI
10.29327/114759.174865  
Título do Trabalho
PATRIMONIALIZAÇÃO E TOMBAMENTO: UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ICÓ/CE
Autores
  • ANTONIO JOSE LIMA PEREIRA
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e Patrimônio Cultural
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174865-patrimonializacao-e-tombamento--uma-analise-sobre-a-educacao-patrimonial-em-icoce
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
PATRIMONIALIZAÇÃO, TOMBAMENTO, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Resumo
As discussões em torno do processo de tombamento e preservação da memória e identidade por meio da educação patrimonial se tornam necessárias no atual contexto marcado pelo discurso em torno das políticas preservacionistas. Partindo deste pressuposto, o presente artigo é uma proposta de análise sobre o processo de tombamento e preservação do patrimônio material da cidade de Icó/CE e das estratégias de educação patrimonial desenvolvidas nas escolas municipais da primeira etapa do ensino fundamental. Desta forma, o trabalho proposto utilizará documentos que embasaram o processo de tombamento, tais como as Cartas Patrimoniais, a legislação e os relatórios e pareceres que resultaram no tombamento do conjunto urbano da cidade de Icó/CE como patrimônio histórico nacional. Assim como, serão analisados os recursos didáticos e documentos pedagógicos utilizados por educadores. Como também, será realizada uma revisão bibliográfica sobre os olhares voltados para a temática. Tomaremos como base teórica para análise do objeto e interpretação das fontes os conceitos de patrimônio, documento e educação patrimonial, recorrendo à lição de François Hartog sobre o presentismo e a patrimonialização dos marcos de memória, juntamente a compreensão sobre documento a partir dos monumentos segundo a concepção de Jacques Le Goff, bem como da lição de Maria de Lourdes Parreiras Horta sobre educação patrimonial. Assim, se torna pertinente a discussão proposta, uma vez que se pretende compreender o processo educacional como elemento para as políticas preservacionista, da formação da memória e identidade local.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

PEREIRA, ANTONIO JOSE LIMA. PATRIMONIALIZAÇÃO E TOMBAMENTO: UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ICÓ/CE.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174865-PATRIMONIALIZACAO-E-TOMBAMENTO--UMA-ANALISE-SOBRE-A-EDUCACAO-PATRIMONIAL-EM-ICOCE. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

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