ENSINO DE HISTÓRIA E DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: ARTICULANDO DIREITOS HUMANOS, TRANSVERSALIDADE E ENSINO TEMÁTICO

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
ENSINO DE HISTÓRIA E DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: ARTICULANDO DIREITOS HUMANOS, TRANSVERSALIDADE E ENSINO TEMÁTICO
Autores
  • Diego Gomes Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História, Políticas e Práticas de cidadania
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174697-ensino-de-historia-e-diversidade-sexual-e-de-genero--articulando-direitos-humanos-transversalidade-e-ensino-tema
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Diversidade sexual e de gênero, Ensino de história, Transversalidade
Resumo
Tendo em vista a conjuntura de crimes contra as minorias sexuais e a restrição da cidadania LGBT no Brasil, o presente trabalho apresenta algumas considerações sobre a inclusão do tema da diversidade sexual e de gênero nas aulas de história. A existência, desde os anos 1990, de um conjunto de legislações que prevê o combate aos preconceitos de gênero e orientação sexual na escola – além da persistência de comportamentos homofóbicos em seu ambiente – aponta para a necessidade de se abordar essa temática em sala de aula. O objetivo geral da proposta é a inclusão do tema transversal da diversidade sexual nas aulas de história com vistas à promoção da cidadania tanto pela via da efetivação de direitos quanto da perspectiva do direito à diferença. Nesse sentido, buscaremos desenvolver atividades relacionadas à diversidade sexual e de gênero na escola a partir de uma abordagem sociocultural da sexualidade, afastando-nos, assim, de uma perspectiva puramente biológica. Diante da omissão e da exclusão que marcam a relação do ensino de história com a diversidade sexual e de gênero, apresentamos a transversalidade como uma abordagem pedagógica propícia à integração dessa temática ao currículo da disciplina. Embora o ensino de história ainda apresente certa resistência a essa proposta por conta de sua inserção na estrutura disciplinar do ambiente escolar, a adoção da perspectiva transversal promove uma nova concepção da natureza das disciplinas escolares ao preconizar o trabalho com temas que ultrapassam as diversas áreas disciplinares. Pautando-nos na vinculação desse trabalho à educação em direitos humanos como forma de ultrapassar uma lógica fundada apenas no combate à violência LGBTfóbica, defendemos a opção, do ponto de vista metodológico, pelo ensino temático como meio de incorporar ao currículo de história problemáticas contemporâneas pertinentes à realidade social, como é o caso da diversidade sexual e de gênero.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Diego Gomes. ENSINO DE HISTÓRIA E DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: ARTICULANDO DIREITOS HUMANOS, TRANSVERSALIDADE E ENSINO TEMÁTICO.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174697-ENSINO-DE-HISTORIA-E-DIVERSIDADE-SEXUAL-E-DE-GENERO--ARTICULANDO-DIREITOS-HUMANOS-TRANSVERSALIDADE-E-ENSINO-TEMA. Acesso em: 10/05/2025

Trabalho

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