ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA, HORIZONTE DE EXPECTATIVA"? REFLEXÕES SOBRE O TEMPO HISTÓRICO COM ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA, HORIZONTE DE EXPECTATIVA"? REFLEXÕES SOBRE O TEMPO HISTÓRICO COM ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Autores
  • Elisa Defelippe
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História, Políticas e Práticas de cidadania
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174696-espaco-de-experiencia-horizonte-de-expectativa-reflexoes-sobre-o-tempo-historico-com-adolescentes-cumprindo-me
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Socioeducação; Ensino de História; Tempos
Resumo
O tema desta pesquisa baseia-se na reflexão sobre o conceito tempo histórico em aulas de História com alunos privados de liberdade por cumprirem medidas socioeducativas - em uma unidade de internação no Rio de Janeiro - acusados de infringir a lei. É posto que o tempo é para o Ensino de História, uma categoria estruturante, assim, construir um sentido para as mudanças e as permanências com o passado, entendendo como isso se manifesta no tempo presente é fundamental para construção de conhecimento histórico e, por isso, tema dessa pesquisa. O primeiro objetivo dessa pesquisa é propor aos educandos situações de aprendizagem que permitam uma maior intimidade com o passado. O segundo é refletir pedagógica e academicamente sobre a proposta feita, marcando os acertos, analisando erros e propondo possibilidades de encaminhamentos. A situação de aprendizagem em questão aconteceu nas aulas de um curso de Reforço Escolar ofertadas na Escola João Luis Alves (EJLA), no mês de maio de 2019. Utilizaremos como fontes de pesquisa o plano de aula, as anotações feitas sobre o desenvolvimento da aula e as produções discentes. A partir desses documentos desenvolveremos uma possibilidade analítica desse tipo de prática pedagógica que precisa ser feita retrospectivamente, a luz dos registros, do que foi produzido, entre o planejado e realizado, o efetivado. As surpresas do desenrolar da situação de aprendizagem refletidas sob a ótica de autores, como Koselleck, Elias e Bittencourt são incorporadas em graus variados a fim de garantir reflexão sobre a categoria tempo histórico, no Ensino de História, para jovens privados de liberdade.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DEFELIPPE, Elisa. ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA, HORIZONTE DE EXPECTATIVA"? REFLEXÕES SOBRE O TEMPO HISTÓRICO COM ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174696-ESPACO-DE-EXPERIENCIA-HORIZONTE-DE-EXPECTATIVA-REFLEXOES-SOBRE-O-TEMPO-HISTORICO-COM-ADOLESCENTES-CUMPRINDO-ME. Acesso em: 22/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes