ENSINO DE HISTÓRIA NA TRANSIÇÃO ENTRE O 5º E O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A BUSCA DA VERDADE E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO.

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
ENSINO DE HISTÓRIA NA TRANSIÇÃO ENTRE O 5º E O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A BUSCA DA VERDADE E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO.
Autores
  • Fernanda Granja Moreno
Modalidade
Resumo
Área temática
Saberes no Espaço Escolar
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174206-ensino-de-historia-na-transicao-entre-o-5-e-o-6-ano-do-ensino-fundamental--entre-a-busca-da-verdade-e-a-constru
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
ensino de história, narrativa, saber escolar
Resumo
Este trabalho, em fase inicial de desenvolvimento no âmbito do PROFHISTÓRIA/UERJ, traz como proposta a discussão acerca do ensino de história na transição entre o primeiro e o segundo segmento do ensino fundamental. Por se tratar de uma demanda surgida a partir da vivência do “chão da escola”, o objetivo principal é propor uma reflexão de nossa prática docente a partir da noção de narrativa, recusando o caminho corriqueiro de culpabilização dos professores do primeiro segmento com a perspectiva de quem olha de cima pra baixo. Surgida como um gênero narrativo descritivo-linear-cronológico, a História ciência passa a ter sua dimensão narrativa combatida por ser entendida como um obstáculo à sua cientificidade. Os professores de História, estimulados pela forte influência da Escola dos Annales, passam a atuar dentro da perspectiva História-problema, ignorando muitas vezes a diversidade e as especificidades do espaço e do contexto escolar no qual estão inseridos. Os professores do primeiro segmento por sua vez, acabariam por reproduzir o método narrativo-descritivo-linear, pouco problematizando e ressignificando o conteúdo estudado à realidade do educando. Proponho questionar o lugar da narrativa no vácuo que se cria na transição entre o 5º e o 6º ano da educação básica. Problematizaremos a construção das narrativas durante as aulas nesses dois níveis de ensino a partir do diálogo com autores que entendem a narrativa como instrumento de inteligibilidade inerente à história ensinada e um termo misto que extrapola a tensão que lhe é própria, sendo capaz de mesclar a busca da verdade e a construção de sentido. Para além das rupturas criadas pelos currículos prescritivos e da hierarquização de saberes, partiremos da premissa de que questionar a nossa prática docente pode auxiliar a reduzir as lacunas e garantir ao educando uma participação mais efetiva e prazerosa na construção do conhecimento histórico.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORENO, Fernanda Granja. ENSINO DE HISTÓRIA NA TRANSIÇÃO ENTRE O 5º E O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A BUSCA DA VERDADE E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO... In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174206-ENSINO-DE-HISTORIA-NA-TRANSICAO-ENTRE-O-5-E-O-6-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL--ENTRE-A-BUSCA-DA-VERDADE-E-A-CONSTRU. Acesso em: 09/05/2025

Trabalho

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