“DE QUE COR EU SOU?” O LUGAR DA MENINA NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR – UM ESTUDO DE CASO NA EEEF MAGALHÃES BARATA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO PARÁ

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
“DE QUE COR EU SOU?” O LUGAR DA MENINA NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR – UM ESTUDO DE CASO NA EEEF MAGALHÃES BARATA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO PARÁ
Autores
  • Caroline Barroso Miranda
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Relações Étnico Raciais
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174050-de-que-cor-eu-sou-o-lugar-da-menina-negra-no-espaco-escolar--um-estudo-de-caso-na-eeef-magalhaes-barata-no-mu
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Representação das mulheres negras no livro didático, História das Mulheres, Saber histórico escolar.
Resumo
A presente proposta de estudo busca refletir sobre o saber histórico escolar, a história das mulheres e as representações das mulheres negras nos livros didáticos de história dos últimos anos do ensino do fundamental II, utilizando como fonte de pesquisa o livro didático de história e narrativa das alunas sobre o mesmo, de modo que se possa compreender como se dá as representações das mulheres negras nesses livros didáticos de história do fundamental II entre os anos de 2000 a 2017. Busca-se, ainda, compreender de que modo as rupturas e permanências, características do processo histórico, aparecem nessas representações das mulheres negras nos livros didáticos. Além de procurar observar como a produção historiográfica sobre a história da mulher pode, ou não, ter atingido novos objetos, como o livro didático de história, influenciando na formação da consciência histórica por parte das alunas no processo de ensino-aprendizagem considerando as produções acadêmicas em relação a história das mulheres, o negro e racismo no Brasil e quais os seus desdobramentos na representação das mulheres negras nos livros didáticos de história, além de analisar de que forma as mulheres negras ganharam espaço e visibilidade na produção do livro didático ao longo dos anos.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MIRANDA, Caroline Barroso. “DE QUE COR EU SOU?” O LUGAR DA MENINA NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR – UM ESTUDO DE CASO NA EEEF MAGALHÃES BARATA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO PARÁ.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174050-DE-QUE-COR-EU-SOU-O-LUGAR-DA-MENINA-NEGRA-NO-ESPACO-ESCOLAR--UM-ESTUDO-DE-CASO-NA-EEEF-MAGALHAES-BARATA-NO-MU. Acesso em: 05/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes