ABORDAGEM DOS SABERES E VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES: A APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PROF. JEAN HÉBETTE (MARABÁ-PA)

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
ABORDAGEM DOS SABERES E VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES: A APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PROF. JEAN HÉBETTE (MARABÁ-PA)
Autores
  • Claudimir De Oliveira Espindola
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e História Local
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/167621-abordagem-dos-saberes-e-vivencias-dos-estudantes--a-aprendizagem-historica-na-escola-familia-agricola-prof-jean-
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Palavras-Chaves: Ensino de Historia; Consciência Histórica; Aprendizagem Histórica, Educação do Campo; Pedagogia da Alternância.
Resumo
Com este trabalho, pretendemos estudar as concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de História a partir da História dos saberes e vivências dos estudantes do 8º ano da Escola Família Agrícola Professor Jean Hébette, localizada na Rodovia transamazônica Km 23, cidade de Marabá-Pará. E terá como objetivo compreender as etapas do Ensino-Aprendizagem dos conteúdos de História através da perspectiva da Historia dos saberes e vivencias dos estudantes. A pesquisa terá o caráter qualitativo e utilizara-se da metodologia pesquisa-ação, caracterizada pela participação do pesquisador/professor na busca de compreender o processo de ensino-aprendizagem através do uso da História de vida dos estudantes, na produção de novos conhecimentos e na possibilidade de criar novos horizontes para prática docente e para a vida dos estudantes. Teremos com referencial teórico os seguintes autores: Jörn Rüsen, Isabel Barca, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt, Paulo Freire. Enquanto o modelo teórico de apresentação dos conteúdos em sala de aula será pautado na aula-oficina (Barca, 2004), o modelo de investigação fundamenta-se nas pesquisas sobre a consciência Histórica. Espera-se com os dados produzidos permitam endossar a possibilidade de progressão do conhecimento apresentado pelos alunos, assim como a eficácia de uma metodologia que estabeleça como pressuposto a relação entre a História de vida dos estudantes e os conhecimentos científicos como forma de aprendizagem da História.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ESPINDOLA, Claudimir De Oliveira . ABORDAGEM DOS SABERES E VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES: A APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PROF. JEAN HÉBETTE (MARABÁ-PA).. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/167621-ABORDAGEM-DOS-SABERES-E-VIVENCIAS-DOS-ESTUDANTES--A-APRENDIZAGEM-HISTORICA-NA-ESCOLA-FAMILIA-AGRICOLA-PROF-JEAN-. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes