EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O TAMBOR DE CRIOULA E A FORMAÇÃO CIDADÃ

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-351-5

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O TAMBOR DE CRIOULA E A FORMAÇÃO CIDADÃ
Autores
  • Rafaela Dos Santos Da Silva Araujo
  • EDMAR DA SILVA ARAÚJO
Modalidade
Resumo
Área temática
ST 6 - INTERCÂMBIOS ENTRE CORPO, MEMÓRIA E LINGUAGENS ARTÍSTICAS
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/368828-educacao-das-relacoes-etnico-raciais--o-tambor-de-crioula-e-a-formacao-cidada
ISBN
978-65-5941-351-5
Palavras-Chave
Tambor de Crioula, Cultura Afro-Brasileira, História Afro-Brasileira, Formação Crítica.
Resumo
Trata-se de uma pesquisa enquadrada na abordagem qualitativa sendo exploratório-descritiva visto que pretende-se levantar dados históricos acerca do tambor de crioula e tem como objetivos: I - buscar informações históricas sobre o tambor de crioula para o ensino de história afro-brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental; II - levantar informações pertinentes à história afro-brasileira para a formação crítica do professor à luz da pedagogia progressista. Busca responder a seguinte questão: por que apresentar o tambor de crioula aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental? As técnicas empregadas para a coleta de dados foram a pesquisa documental e bibliográfica. Utilizou-se como referenciais teóricos o antropólogo Ferreti cujas áreas de pesquisa são: religiões afro-brasileiras, tambor de mina, casa das minas, cultura popular, tambor de crioula e sincretismo; no que diz respeito à formação docente, utilizou-se Freire, Arroyo e Libâneo. A análise crítica foi realizada à luz da pedagogia progressista na qual admite a função da escola como espaço de transformação social e que os conteúdos são para a emancipação do sujeito considerando as particularidades de cada indivíduo Os dados revelaram que os documentos normativos trouxeram mais reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira como parte da identidade nacional; o tambor de crioula é um patrimônio material riquíssimo em história, sobretudo na época da colônia; o professor precisa ter embasamento teórico-histórico para trabalhar com a cultura afro-brasileira a fim de ultrapassar o senso comum e tratar conhecimentos que ainda sofrem preconceitos na sociedade; os artefatos culturais são meios de reflexão de atitudes no espaço-tempo e os alunos constroem uma identidade cidadã quando têm o ensino e a aprendizagem pautados na visão crítica cujos impactos refletirão na sociedade do século XXI.
Título do Evento
I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade: Identidades Fraturadas, Memória Cultural e Processos Diaspóricos e I Seminário Internacional da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas Contemporâneas: As Ciências Humanas no Olho do Furacão
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, Rafaela Dos Santos Da Silva; ARAÚJO, EDMAR DA SILVA. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O TAMBOR DE CRIOULA E A FORMAÇÃO CIDADÃ.. In: Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade. Anais...São Paulo(SP) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/368828-EDUCACAO-DAS-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--O-TAMBOR-DE-CRIOULA-E-A-FORMACAO-CIDADA. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

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