AFRICANOS, AFRODESCENDENTES E INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-351-5

Título do Trabalho
AFRICANOS, AFRODESCENDENTES E INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08
Autores
  • Adriana Ribeiro de Araujo
Modalidade
Resumo
Área temática
ST12 - CULTURAS E DIFERENÇAS – O RECONHECIMENTO DO “OUTRO” E O EXERCÍCIO DA ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES PLURAIS
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/366509-africanos-afrodescendentes-e-indigenas-nos-livros-didaticos-de-historia--avancos-e-desafios-para-a-implementacao
ISBN
978-65-5941-351-5
Palavras-Chave
Africanos, afrodescendentes, indígenas, livro didático de História, Lei 11.645/08.
Resumo
Africanos, afrodescendentes e indígenas tiveram suas Histórias e Culturas desencaixadas e marginalizadas ao longo da História do Livro Didático no Brasil. Por este motivo, as representações veiculadas nesses materiais didáticos sobre esses povos tem sido motivo gerador de debates e pesquisas na atualidade por parte daqueles que se preocupam com os desafios que ainda se expressam para a desconstrução de estereótipos e visões minimalistas que foram por muito tempo propagadas nas obras didáticas. Pensando nisso, o presente artigo, tem como objetivo discutir os avanços e desafios que se revelam para a superação dos estereótipos acerca dos africanos, afrodescendentes e indígenas nos Livros Didáticos de História para a Educação Básica. A Lei 10.639/03, que incluiu no currículo a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e a Lei 11.645/08 que tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena significam uma importante conquista advinda por meio de luta por representatividade desses povos, mas não resultou em solução final para a discussão da temática na sala de aula e no Livro Didático. A partir de então, uma problemática muito importante veio à tona, trata-se de como a História e Cultura desses povos passaram a ser visibilizados nas obras didáticas. Os desafios para o cumprimento das legislações se inserem nesse contexto, e implicam vários fatores que estão envolvidos e inteiramente interligados para o processo de desconstrução de visões exóticas, minimalistas, estereotipadas e folclorizadas. Demonstrando, assim, que só a implantação da lei não foi suficiente, mas um passo, que implica em muitos outros. Os avanços e desafios para o ensino de História e Culturas africana, afrodescendente e indígena na Educação Básica apontadas foram compiladas com base em uma revisão documental que contempla a Lei 10.639/03 e a Lei 11.645/08 e a revisão bibliográfica crítica ao tema. Optou-se por uma abordagem exploratória, porém fundamentada em uma revisão de literatura que aponta como suporte os estudos de Fonseca (2003), Gomes (2008), Maia (2018), Miranda (2013), Silva (1995), Silva (2018), Silva (2002), Silva (2017), entre outros. Espera-se com este estudo, contribuir para as discussões acerca da implantação Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08 com base na análise dos avanços e desafios que se expressam ainda na atualidade no que diz respeito a representação dos diferentes povos e culturas nos livros didáticos de História e o impacto que trazem para a construção de sociedades plurais.
Título do Evento
I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade: Identidades Fraturadas, Memória Cultural e Processos Diaspóricos e I Seminário Internacional da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas Contemporâneas: As Ciências Humanas no Olho do Furacão
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, Adriana Ribeiro de. AFRICANOS, AFRODESCENDENTES E INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08.. In: Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade. Anais...São Paulo(SP) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/366509-AFRICANOS-AFRODESCENDENTES-E-INDIGENAS-NOS-LIVROS-DIDATICOS-DE-HISTORIA--AVANCOS-E-DESAFIOS-PARA-A-IMPLEMENTACAO. Acesso em: 04/06/2025

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