“JUVENTUDE NEGRA: DA MARGINALIZAÇÃO À EMANCIPAÇÃO SOCIAL”

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-351-5

Título do Trabalho
“JUVENTUDE NEGRA: DA MARGINALIZAÇÃO À EMANCIPAÇÃO SOCIAL”
Autores
  • Glauber Klay Carreiro Fidelis
  • Isabela Gomes Pereira
  • MAc Wallace Milord Amorim
  • Daniel Vieira Benedito
Modalidade
Resumo
Área temática
ST12 - CULTURAS E DIFERENÇAS – O RECONHECIMENTO DO “OUTRO” E O EXERCÍCIO DA ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES PLURAIS
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/364681-juventude-negra--da-marginalizacao-a-emancipacao-social
ISBN
978-65-5941-351-5
Palavras-Chave
Juventude Negra, Marginalização, Consciência Crítica, Emancipação.
Resumo
Este resumo é parte do artigo que relata a experiência vivenciada pelos estudantes no Projeto de Extensão GEJNGV (Grupo de Estudos da Juventude Negra de Governador Valadares) realizado pelo IFMG-GV em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e E. E. Dr. Antônio Ferreira Lisboa Dias. O objetivo foi formar um Grupo de Estudos com a juventude negra marginalizada de nossa cidade para debater sua vulnerabilidade social e as estratégias de emancipação diante desse quadro. A metodologia utilizada no trabalho foi à revisão bibliográfica, círculo de cultura (com os alunos envolvidos nos projetos), e enquete ao público da cidade Governador Valadares. Os resultados são diversos, pois vários temas foram pesquisados como: o feminicídio, o negro mercado de trabalho, as cotas e etc. Contudo, Das enquetes realizadas o que mais nos chamou a atenção foram sobre Cotas para Negros nas Universidades: pois a maioria dos negros dos bairros periféricos é contra, outros desconhecem essa política, nenhum branco a favor. No centro da cidade e em bairro de classe alta, a maioria dos negros é a favor e os brancos contra. A enquete foi realizada com 107 pessoas com questionário de 5 questões para cada pessoa, total de 535 questões respondidas. Nas considerações finais do projeto foi possível observar de perto situações reais de preconceito, racismo e discriminação, nos diálogos semanais dos Círculos de Cultura, nos encontros de formação e na pesquisa de opinião. Identificamos na narrativa da juventude negra que esta se encontra alheia à consciência de classe e de raça, e silenciada legitima e naturaliza a desigualdade social. Contudo, o caminho para emancipação não é um ato de “depositar” a crença da emancipação, pensando conquistar a confiança dos marginalizados, mas dialogar com eles. Nesse sentido, refletir sobre a consciência crítica e emancipação social se dão no descortinar dos processos alienadores, e no romper das contradições da relação entre oprimido e opressor, de superar a negação a igualdade e justiça social dos negros na sociedade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARNAUT, Luiz; Lopes, Ana Mônica. História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005. CONCEIÇÃO, Ísis Aparecida. Racismo estrutural no Brasil e penas alternativas: os limites dos direitos humanos acríticos. Curitiba: Ed. Juruá, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005. GOMES. Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. IBGE. Desigualdades por Cor ou Raça no Brasil. Estudos e Pesquisas- Informações Demográficas e Socioeconômicas. IBGE: 2018, n-41. IBGE. Censo Demográfico. Cor ou Raça. Município de Governador Valadares. (Ano base 2010) MUNANGA, Kabengele. Negritude afro-brasileira: perspectivas e dificuldades. Revista De Antropologia, (1990): 33, 109-117.
Título do Evento
I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade: Identidades Fraturadas, Memória Cultural e Processos Diaspóricos e I Seminário Internacional da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas Contemporâneas: As Ciências Humanas no Olho do Furacão
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FIDELIS, Glauber Klay Carreiro et al.. “JUVENTUDE NEGRA: DA MARGINALIZAÇÃO À EMANCIPAÇÃO SOCIAL”.. In: Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade. Anais...São Paulo(SP) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/364681-JUVENTUDE-NEGRA--DA-MARGINALIZACAO-A-EMANCIPACAO-SOCIAL. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

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