A DECOLONIALIDADE NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE DJONGA

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-351-5

Título do Trabalho
A DECOLONIALIDADE NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE DJONGA
Autores
  • Rogerio L Ferreira
Modalidade
Resumo
Área temática
ST 4 - DECOLONIALIDADES E COLONIALIDADES NA(S) AMÉRICA(S): ITINERÁRIOS EPISTEMOLÓGICOS, MEDIAÇÕES CULTURAIS, LINGUAGENS E SUJEITXS OUTRXS NA DIVERSIDADE CULTURAL
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/363170-a-decolonialidade-na-producao-artistica-de-djonga
ISBN
978-65-5941-351-5
Palavras-Chave
Decolonialidade; Rap; Djonga
Resumo
No mundo moderno ainda assistimos de forma estarrecedora toda uma conjuntura de poder nacionalista e amplamente universalista estruturados sob o alicerce colonizador. Assim, os povos subalternizados ainda permanecem sob jugo e submissão colonial destituídos de fala e saberes. Percebe-se que ainda se carrega resquícios da simbologia hegemônica colonialista ao perceber sinais de subalternidade em toda parte seja esse tipo de estigma retratado e repercutido em nomes de ruas e bairros, cartazes, remetido a estátuas dos “heróis” colonizadores e senhores de engenhos, entre outros, portanto, é preciso libertar-se mentalmente dessas performances padronizadoras de moda, corpo e beleza, consumo, cultura e epistemologias. Este resumo tem como objeto de estudo a representatividade protagonizada pelo engajamento do rapper Djonga em suas práticas e produções culturais e artísticas para a legitimação de afirmação e formação de identidade que se encontram presentes nas composições em álbuns e letras de rap, a intenção é contextualizar e definir o conjunto de objetos que serão analisados o qual tem como principal tônica, a identificação dos conteúdos na produção artística de Djonga diante de possíveis rupturas com o pensamento eurocêntrico colonial. Desse modo, pretendo fomentar questões sobre o rap e enxergar nesse contexto a potência do que está sendo dito e sobretudo, dos silêncios contidos, por vezes impostos pela cultura hegemônica ocidental. A estrutura e a construção do trabalho de Djonga por meio do gênero musical rap e suas expressões simbólicas como capas de álbuns e roteiros em videoclipes se alicerça sob a epistemologia dos Estudos Culturais e do campo decolonial sendo realizada nesse sentido uma escolha de descritores e categorias a serem analisados na sua performance como: ancestralidade, espiritualidade, consumo, territorialidade e racismo. Perceber por meio dessas análises a crítica à monocultura do saber, o resgate as origens ancestrais, a negação da cosmologia cristã branca como apelo de resgate das tradições africanas, a descentralização do consumo capitalista, o território e a divisão radical entre formas de sociabilidade metropolitana e formas de sociabilidade colonial e o confronto ao racismo organizado a partir de dentro de todas as relações de dominação da modernidade é a emergência de um discurso de resistência e de representatividade negra no rap apresentado por Djonga e de viés anticolonialista e antissegregacionista. O estudo decolonial procura questionar a cultura dominante ocidental instituída e organizada numa hierarquia mais vertical possível que é intolerante e implacável com quem pensa e age diferente ao ponto de produzir o cancelamento do Outro sob a ótica da rebeldia e ódio que interrompe o diálogo, as vozes e as posições de quem tenta se manifestar. Assim, o rap aparece como linguagem, pensamento e forma de pertencimento, transformando o cotidiano através do discurso e da prática, desmistificando as abordagens que tratam a música como algo supérfluo e inferior. O rap traz o diálogo frequente com a descolonização do conhecimento, construindo um pensar autônomo a partir das próprias experiências, olhares e saberes, deslocando as estruturas de poder ao gerar um sentimento de pertencimento entre negros e negras.
Título do Evento
I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade: Identidades Fraturadas, Memória Cultural e Processos Diaspóricos e I Seminário Internacional da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas Contemporâneas: As Ciências Humanas no Olho do Furacão
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Rogerio L. A DECOLONIALIDADE NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE DJONGA.. In: Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade. Anais...São Paulo(SP) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/363170-A-DECOLONIALIDADE-NA-PRODUCAO-ARTISTICA-DE-DJONGA. Acesso em: 20/06/2025

Trabalho

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