A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O ESTADO DA ARTE

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-351-5

DOI
10.29327/146142.1-6  
Título do Trabalho
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O ESTADO DA ARTE
Autores
  • Vanessa Cristiane de Freitas Fernandes Santos
  • MATHEUS HENRIQUE GOMES
Modalidade
Resumo
Área temática
ST 8 -TEMPOS SOMBRIOS OU METAMORFOSE: reflexões, perspectivas e possibilidades para as ações educacionais e a formação docente.
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/362797-a-formacao-de-professores-para-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais--o-estado-da-arte
ISBN
978-65-5941-351-5
Palavras-Chave
1 Capacitação de docentes. 2 Racismo. 3 Preconceito. 4 Discriminação racial.
Resumo
A pesquisa tem por objeto de estudo a formação de professores no que tange a educação das relações étnico raciais. Busca investigar o atual panorama quanto a capacitação de docentes para as relações étnico-raciais como forma de evitar práticas de discriminação e promover uma educação voltada para o convívio com a diversidade. A construção do trabalho aborda questões como a problemática entre as políticas educacionais e a formação de professores para a educação das relações étnico-raciais a fim de obter uma compreensão quanto ao atual estado nas políticas de formação de professores de escolas públicas de educação básica, nível de ensino fundamental, da cidade de Birigui-SP. O estudo parte da compreensão de que o papel dos docentes é significativo para lidar com o desafio da convivência com a diversidade no espaço escolar e as manifestações de preconceito e discriminação dela resultadas, compreendendo esta formação como aspecto fundamental neste processo para que a educação possa efetivamente atuar no combate às desigualdades, visto que um educador bem preparado consiste em um agente mais eficaz para lidar com as situações discriminatórias no espaço escolar. Ademais, o despreparo dos professores torna-se um fator que concorre para a ausência de uma prática pedagógica voltada para a conscientização dos alunos quanto a importância da diversidade étnica para a construção da identidade nacional e o necessário convívio com pessoas de diferentes etnias. Neste contexto, o estudo busca encontrar respostas para a pergunta que não quer se calar: Mas, afinal, qual é o panorama atual quanto a formação de docentes para a educação das relações étnico-raciais? Ao que tudo indica, no processo de formação de professores, algumas questões da esfera político-pedagógica permanecem pouco abordadas, como a temática da educação para as relações étnico-raciais. A busca pela resposta a este questionamento levou a pesquisa a uma análise mais apurada quanto as reais condições da formação dos docentes, tornando necessário um aprofundamento sobre esta questão, sendo, então, realizado um estudo que buscou dados mais consistentes que foram obtidos por meio de pesquisa com os próprios docentes. Diante de tal necessidade e tendo à frente o atual cenário de pandemia por Covid-19, que impõe o distanciamento social como forma de prevenção de contágio da doença, foi preciso adequar os meios, sendo, então, adotado como estratégia para o levantamento dos dados que compõem o corpus da pesquisa, um questionário sobre a temática do estudo, aplicado pela ferramenta Google Forms, na modalidade online, que foi enviado aos professores que atuam em escolas públicas de ensino fundamental em Birigui-SP. Fundamentado nos estudos de Ribeiro (2014); Almeida (2019); Munanga (2005, 2019); Negreiros (2019); Gomes (2005); dentre outros; a pesquisa parte de um estudo bibliográfico e documental com coleta dados para composição do corpus para análise por meio de questionário. Os resultados são bastante reveladores e indicam que a formação de professores, tanto a inicial quanto a continuada, não contempla a necessária educação para as relações étnico-raciais, o que, de certa forma, colabora para a permanência de práticas de racismo/preconceito/discriminação no espaço escolar.
Título do Evento
I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade: Identidades Fraturadas, Memória Cultural e Processos Diaspóricos e I Seminário Internacional da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas Contemporâneas: As Ciências Humanas no Olho do Furacão
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SANTOS, Vanessa Cristiane de Freitas Fernandes; GOMES, MATHEUS HENRIQUE. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O ESTADO DA ARTE.. In: Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade. Anais...São Paulo(SP) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/362797-A-FORMACAO-DE-PROFESSORES-PARA-A-EDUCACAO-DAS-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--O-ESTADO-DA-ARTE. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes