IDENTIDADE CULTURAL E A BUSCA PELA REPRESENTAÇÃO DO REALISMO EM O CANTO DA SEREIA

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-351-5

Título do Trabalho
IDENTIDADE CULTURAL E A BUSCA PELA REPRESENTAÇÃO DO REALISMO EM O CANTO DA SEREIA
Autores
  • Jéssica Odilza Moreira de Sousa
  • Guilherme Bryan
Modalidade
Resumo
Área temática
ST 4 - DECOLONIALIDADES E COLONIALIDADES NA(S) AMÉRICA(S): ITINERÁRIOS EPISTEMOLÓGICOS, MEDIAÇÕES CULTURAIS, LINGUAGENS E SUJEITXS OUTRXS NA DIVERSIDADE CULTURAL
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/362771-identidade-cultural-e-a-busca-pela-representacao-do-realismo-em-o-canto-da-sereia
ISBN
978-65-5941-351-5
Palavras-Chave
Identidade Cultural, Representatividade, Teledramaturgia, Descolonização.
Resumo
IDENTIDADE CULTURAL E A BUSCA PELA REPRESENTAÇÃO DO REALISMO EM O CANTO DA SEREIA JÉSSICA ODILZA MOREIRA DE SOUSA GUILHERME BRYAN Resumo. Este artigo lançará luz sobre a relevância da teledramaturgia em estabelecer mediações culturais com a população brasileira, propondo a reflexão de temas como a representatividade e a construção da identidade. Para demonstrar esta importância será utilizada a minissérie O Canto da Sereia (2013), escrita por George Moura e Patrícia Andrade, com direção geral de José Luiz Villamarim e exibida pela TV Globo. Por meio de uma história policial, são abordados temas como a religiosidade de matriz africana em Salvador, importante demonstrativo da descolonização do Brasil e os traços que permanecem fortes em nossa cultura do período colonial e como modo de resistência das comunidades africanas. Esta temática é abordada por meio da personagem Mãe Marina de Oxum (Fabíula Nascimento), que é a representante do candomblé e com a qual a personagem principal, Sereia, se consulta para traçar seu destino. Sereia Maria de Oliveira é um exemplo da jovem que sonha em ascender socialmente por meio da música, no caso a axé music. Essa é uma das temáticas mais relevantes das manifestações populares brasileiras. A busca pelo que o diretor José Villamarim denomina “realismo extremo” foi tão grande que a equipe de arte confeccionou 500 abadás, além de mil bastonetes, cinco bolas gigantes e diversas credenciais de camarote. Já a atriz principal teve aulas de canto, prosódia e corpo a fim de chegar ao máximo da veracidade na interpretação. A minissérie também apresentou a capital baiana, Salvador, de modo que poucas vezes foi mostrado, caso do bairro Santo Antônio Além do Carmo, da Feira de São Joaquim e da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, além de pontos turísticos como Farol da Barra, Praça Castro Alves e o restaurante Solar do Unhão - MAM. Desse modo, O Canto da Sereia superou vários estereótipos com que a primeira capital do país foi apresentada nas obras da teledramaturgia. Também será demonstrado como uma produção televisiva traz muito mais detalhes na abordagem destes temas do que o romance que lhe inspirou, o homônimo escrito por Nelson Motta. A transposição de uma obra da linguagem escrita para a da teledramaturgia exige uma série de esforços e cuidados a fim de atrair a atenção do telespectador, que, uma vez apaixonado pela trama, parte em busca do livro, que rapidamente se esgota. Desse modo, este artigo reafirmará a extrema relevância da teledramaturgia brasileira na construção do imaginário e da identidade de boa parte da população, estabelecendo intensas mediações; e como um modo de ressignificar as influências da colonização e descolonização do país por meio da linguagem audiovisual.
Título do Evento
I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade: Identidades Fraturadas, Memória Cultural e Processos Diaspóricos e I Seminário Internacional da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas Contemporâneas: As Ciências Humanas no Olho do Furacão
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Jéssica Odilza Moreira de; BRYAN, Guilherme. IDENTIDADE CULTURAL E A BUSCA PELA REPRESENTAÇÃO DO REALISMO EM O CANTO DA SEREIA.. In: Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade. Anais...São Paulo(SP) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/362771-IDENTIDADE-CULTURAL-E-A-BUSCA-PELA-REPRESENTACAO-DO-REALISMO-EM-O-CANTO-DA-SEREIA. Acesso em: 13/05/2025

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