O SUJEITO JANAIR: O ESPAÇO DA MULHER NEGRA NA OBRA A PAIXÃO SEGUNDO G.H., DE CLARICE LISPECTOR

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-351-5

Título do Trabalho
O SUJEITO JANAIR: O ESPAÇO DA MULHER NEGRA NA OBRA A PAIXÃO SEGUNDO G.H., DE CLARICE LISPECTOR
Autores
  • Yasmin Maria Macedo Torres Galindo
Modalidade
Resumo
Área temática
ST 2 - INTERSECCIONALIDES E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/361047-o-sujeito-janair--o-espaco-da-mulher-negra-na-obra-a-paixao-segundo-gh-de-clarice-lispector
ISBN
978-65-5941-351-5
Palavras-Chave
A paixão segundo G.H., Feminismo Negro, Heterotopia, Não-lugar.
Resumo
Este trabalho investiga a presença do sujeito feminino negro na obra A paixão segundo G.H. (1964), da escritora brasileira Clarice Lispector, por meio da personagem Janair, empregada doméstica da personagem principal, G.H. A partir do recorte de raça e classe, Janair empreende uma quebra na realidade cristalizada e burguesa de G.H., quando esta adentra o “quarto da empregada” destinado a Janair, mulher negra, e é arrebatada pela noção de um lugar periférico dentro se sua própria casa opulenta. Para esta pesquisa nos são caras as noções de “não-lugar”, de Marc Augé (1994), de “heterotopia”, de Michel Foucault (2013) e as considerações sobre o sujeito feminino negro e suas Interseccionalidades postuladas por Sueli Carneiro (2019) e Patrícia Hill Collins e Sirma Bilge (2021). De tal maneira, o lugar ocupado por Janair constitui-se em um não-lugar, já que é anônimo e sem significado para G.H. e, de forma macroestrutural, para toda a sociedade; e, também, pode ser visto como uma heterotopia, pois constitui um simulacro que quebra o padrão do espaço – casa de G.H. – a fim de segregar sujeitos específicos. No entanto, quando o sujeito feminino branco e burguês adentra este espaço segregado e anônimo empreende sobre si questões existenciais que colocam em xeque sua própria humanidade e valoração no mundo, assim, a alteridade e a diferença são pilares fundamentais para a “deseroização” (LISPECTOR, 1964) empreendida pela personagem principal. Concluímos preliminarmente, portanto, que os enfrentamentos de lugar e espaço promovidos pela movimentação das duas personagens no enredo lançam luz sobre os embates contemporâneos sobre o lugar da mulher negra sob a perspectiva de raça e classe dentro do contexto urbano a partir de um olhar, também, existencial. Assim, a obra tem seu caráter artístico-literário sem abrir mão de ser uma fonte para que possamos observar as relações entre o eu e o outro quando atravessados por lugares sociais diferentes.
Título do Evento
I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade: Identidades Fraturadas, Memória Cultural e Processos Diaspóricos e I Seminário Internacional da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas Contemporâneas: As Ciências Humanas no Olho do Furacão
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GALINDO, Yasmin Maria Macedo Torres. O SUJEITO JANAIR: O ESPAÇO DA MULHER NEGRA NA OBRA A PAIXÃO SEGUNDO G.H., DE CLARICE LISPECTOR.. In: Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade. Anais...São Paulo(SP) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/361047-O-SUJEITO-JANAIR--O-ESPACO-DA-MULHER-NEGRA-NA-OBRA-A-PAIXAO-SEGUNDO-GH-DE-CLARICE-LISPECTOR. Acesso em: 16/07/2025

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