POTI: DESPERTANDO O POTENCIAL MATEMÁTICO E FORMANDO FUTUROS PROFESSORES - APOIO E MONITORIA DO POLO OLÍMPICO DE TREINAMENTO INTENSIVO PARA OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

Publicado em 18/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1002-3

Título do Trabalho
POTI: DESPERTANDO O POTENCIAL MATEMÁTICO E FORMANDO FUTUROS PROFESSORES - APOIO E MONITORIA DO POLO OLÍMPICO DE TREINAMENTO INTENSIVO PARA OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA
Autores
  • Laura Rifo
  • Leticia de Souza Antunes
  • José Victor Santana Barbosa
  • Jonas dos Santos Meneses
  • Guilherme Bragatto Martins
  • Gabriel Da Silva Flor
Modalidade
Unicamp
Área temática
Aprimoramento Técnico –Exatas- UNICAMP
Data de Publicação
18/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/944582-poti--despertando-o-potencial-matematico-e-formando-futuros-professores---apoio-e-monitoria-do-polo-olimpico-de-t
ISBN
978-65-272-1002-3
Palavras-Chave
Ensino de matemática, Olimpíadas de matemática, Resolução de problemas, Formação de monitores.
Resumo
O Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI), com um polo na UNICAMP, é um programa nacional que disponibiliza um curso de matemática gratuito para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II que demonstram interesse em competições matemáticas nacionais, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O POTI cumpre um papel social importante de um diálogo entre a universidade e a comunidade externa à ela. O projeto traz estudantes do ensino fundamental para dentro da universidade, e apresenta a prática da matemática de uma forma que ao mesmo tempo desafie e também os/as instigue a aprimorarem suas habilidades de resolução e exploração de problemas de uma forma interessante e atraente. Destacamos também o papel social de promover a colaboração entre estudantes, já que todas as atividades são feitas em grupos junto de um/a monitor/a, estimulando a comunicação dos grupos para ajudarem uns aos outros, e criando um momento de integração. Por outro lado, o projeto valoriza a atuação da equipe de monitores/as, que está sempre presente em apoio aos/às estudantes com dificuldades e observando seu desenvolvimento, aprendendo quais são as principais questões dos/as alunos/as e seus comportamentos. Desta forma, o projeto colabora com a formação dos/as monitores/as, principalmente aqueles/as que são estudantes da licenciatura em matemática. As aulas ocorrem nas manhãs de sábado, com resolução de problemas a partir de listas construídas e discutidas pelos monitores e monitoras. Desta forma, o projeto coloca em pauta as etapas necessárias para o aprendizado dos/as estudantes. As listas de exercícios são confeccionadas por bolsistas, e cada aula aborda um tema diferente da matemática escolar. Há uma reunião semanal prévia com a orientadora e participantes do projeto para discussão, em formato de oficina, tanto do conteúdo matemático quanto do conteúdo pedagógico de cada aula, trabalhando possíveis abordagens dos problemas e mediações das dúvidas que possam surgir. Este é um projeto de ensino que: aprofunda o conhecimento matemático de estudantes de ensino fundamental, colocando-os como protagonistas de seu aprendizado; apresenta a universidade pública e a ciência como alternativa real para a continuidade dos estudos dos/as discentes; democratiza o conhecimento, oferecendo oficinas gratuitas para o ensino básico; contribui para a formação de futuros/as professores/as ao estimular a prática de novas metodologias de ensino; e, promove a conscientização dos/as monitores/as sobre o papel social que eles/elas possuem enquanto estudantes da UNICAMP. Assim, o POTI ultrapassa seu status de laboratório de ensino e atua também como agente social transformador.
Título do Evento
VII PAPE-G - Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIFO, Laura et al.. POTI: DESPERTANDO O POTENCIAL MATEMÁTICO E FORMANDO FUTUROS PROFESSORES - APOIO E MONITORIA DO POLO OLÍMPICO DE TREINAMENTO INTENSIVO PARA OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA.. In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/944582-POTI--DESPERTANDO-O-POTENCIAL-MATEMATICO-E-FORMANDO-FUTUROS-PROFESSORES---APOIO-E-MONITORIA-DO-POLO-OLIMPICO-DE-T. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes