CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PSICÓLOGAS/OS NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA

Publicado em 18/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1002-3

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PSICÓLOGAS/OS NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA
Autores
  • Cynthia Castiel Menda
  • DANIELA DA CUNHA LOPES ALMEIDA
  • Mônica Rafaela de Almeida
  • Mayara Wenice Alves de Medeiros
Modalidade
Profissionais e Pesquisadores de Serviços de Apoio ao Estudante
Área temática
Promoção da Saúde - Profissionais e Pesquisadores de Serviço de Apoio ao Estudante
Data de Publicação
18/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/923649-contribuicoes-da-formacao-continuada-para-psicologasos-na-assistencia-estudantil-universitaria
ISBN
978-65-272-1002-3
Palavras-Chave
assistência estudantil; serviços de saúde universitários; capacitação profissional; psicologia escolar e educacional
Resumo
Após os anos 2000, com a expansão do acesso ao ensino superior e, consequentemente, a alteração do perfil de estudantes das universidades públicas, tivemos a publicação do PNAES e com ele a emergência de serviços de Assistência Estudantil. Nesse contexto de mudanças, a Psicologia passou a compor as equipes multiprofissionais desses serviços, requerendo a construção da sua práxis, uma vez que ainda não existiam iniciativas semelhantes no Brasil (Oliveira; Gomes, 2020). Com o crescimento das equipes e a necessidade de um trabalho multidisciplinar, surge a demanda da realização de ciclos de estudos para potencializar a prática voltada às demandas de saúde mental dos estudantes universitários. Essa ideia é corroborada por Polydoro (2022) que refere a formação continuada como uma necessidade cada vez mais premente das equipes de assistência estudantil, pois além de uma diversidade de demandas e técnicas de intervenção sobre as quais os profissionais devem ter domínio teórico, trata-se de um campo de atuação em construção, o qual ainda não possui uma identidade profissional. O objetivo geral deste projeto é fomentar discussões teóricas e práticas sobre as questões de saúde mental no contexto universitário público federal. A ação de extensão busca oferecer subsídios para que psicólogos qualifiquem sua atuação profissional na assistência estudantil, abordando assuntos como: permanência acadêmica, ações de promoção, prevenção e encaminhamentos de saúde mental, moradias estudantis, acolhimento, intervenções em crise e outros temas transversais que circundam o contexto universitário. O projeto iniciou em fevereiro de 2022, por meio de reuniões mensais em formato virtual, com a participação de profissionais de todas as regiões brasileiras, após interesse em conhecer as diferentes realidades e pesquisas desenvolvidas na área. Neste ano foi criado um grupo de WhatsApp e ocorreram cinco encontros. Em 2023, diante da necessidade de obter permissão das chefias para participação nas reuniões e obtenção de certificados, o projeto foi institucionalizado como ciclo de estudos de formação continuada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Universidade Federal de Uberlândia. Ocorreram nove encontros e tivemos a participação de 33 profissionais. Em 2024, o projeto teve continuidade com a ampliação da coordenação com mais uma instituição, a Universidade Federal do Rio Grande, e a manutenção das reuniões mensais com temáticas levantadas no ano anterior. O grupo de WhatsApp atualmente conta com 234 membros e uma média de participação de 40 profissionais em cada encontro virtual. Acreditamos estar em consonância com Castaman et al. (2021) ao dizer que a formação continuada no contexto educativo necessita propor uma reflexão sobre a práxis e sua constante articulação com o planejamento e desenvolvimento institucional a partir das relações concretas em que os servidores estão inseridos. Assim, após dois anos de atividade, os resultados encontrados são qualitativos. Os profissionais participantes trazem como principais ganhos: reflexões sobre os temas, enriquecimento das suas práticas e troca de experiências, que proporcionam um alívio em perceber que as dificuldades cotidianas são semelhantes. Entendemos que, com a formalização do grupo, é possível realizar pesquisas quantitativas/qualitativas e representativas do seu avanço.
Título do Evento
VII PAPE-G - Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDA, Cynthia Castiel et al.. CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PSICÓLOGAS/OS NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA.. In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/923649-CONTRIBUICOES-DA-FORMACAO-CONTINUADA-PARA-PSICOLOGASOS-NA-ASSISTENCIA-ESTUDANTIL-UNIVERSITARIA. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes