AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA - POESIA NA PRAE-UFC.

Publicado em 18/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1002-3

Título do Trabalho
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA - POESIA NA PRAE-UFC.
Autores
  • Carla Roberta Santos Duarte
Modalidade
Profissionais e Pesquisadores de Serviços de Apoio ao Estudante
Área temática
Apoio pedagógico - Profissionais e Pesquisadores de Serviço de Apoio ao Estudante
Data de Publicação
18/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/923356-autorregulacao-da-aprendizagem--a-experiencia-do-projeto-de-orientacao-de-estudos-e-integracao-academica---poesia
ISBN
978-65-272-1002-3
Palavras-Chave
Apoio Pedagógico; Orientação de Estudos; Assistência Estudantil.
Resumo
O Projeto de Orientação de Estudos e Integração Acadêmica - POESIA faz parte das ações do Apoio Pedagógico da Divisão de Gestão de Benefícios e Moradia - DIBEM/CASE/PRAE-UFC. O Projeto atende aos estudantes assistidos pela PRAE e tem por fim oferecer espaços de vivências que estimulem a formação de vínculos entre pares, atividades orientadas para organização dos estudos e desenvolvimento de competências acadêmicas que diminuam os impactos que a transição para o ensino superior pode causar no primeiro ano da graduação. O trabalho pedagógico na assistência estudantil é indispensável ao apoio e enfrentamento das exigências acadêmicas do ensino superior e melhora no processo de aprendizagem. O POESIA surge do entendimento de que o período de transição para graduação, e todos os desafios postos aos ingressantes, é delicado e requer maior atenção institucional. O projeto é relevante para o público discente e para instituição, pois ao disponibilizar espaço de partilhas das vivências acadêmicas e orientação da aprendizagem, facilita a integração e amplia as condições de permanência. Este trabalho propõe descrever a experiência da aplicação módulo formativo “Cartas de um ingressante: autorregulação da aprendizagem na graduação”, uma das ações do POESIA destinada aos estudantes beneficiários de Auxílio Ingressante da PRAE-UFC no primeiro semestre de 2024. Pretende refletir sobre as implicações do módulo na integração dos recém-ingressos e melhoria dos processos regulatórios da aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência vivenciado pela profissional pedagoga da DIBEM/CASE/PRAE. Tem o programa de autorregulação da aprendizagem “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo: comprometer-se com o estudar no ensino superior” (Rosário, Núnez e Gonzalez-Pienda, 2007) como base para o desenvolvimento do módulo. Os cinco encontros com duração de 2h cada, ocorreram no primeiro semestre deste ano. Participaram 18 estudantes de diferentes cursos de graduação. Também foram utilizados instrumentos adaptados dos protocolos de Boruchovitch (2020) para autorregulação na formação de professores. As atividades foram bem aceitas, os temas abordados foram avaliados positivamente e as orientações fornecidas foram consideradas relevantes pelo grupo para melhoria da aprendizagem. O módulo de autorregulação da aprendizagem atingiu os objetivos de criação de momentos de vinculação entre pares e autorreflexão sobre os processos autorregulatórios para aprendizagem na graduação. Foram sugeridas a flexibilização de horários e melhor divulgação das atividades do Projeto. A experiência do módulo foi bastante proveitosa, pois permitiu maior aproximação e conhecimento mais aprofundado dos desafios encontrados pelos ingressantes participantes. O espaço proporcionou segurança para que falassem de aspectos emocionais envolvidos nessa etapa de suas vidas. Como resultado confirmou-se a importância do trabalho pedagógico para potencialização da aprendizagem na graduação e a relevância de espaços de escuta atenta às demandas trazidas pelos discentes para melhor integração à vida acadêmica.
Título do Evento
VII PAPE-G - Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DUARTE, Carla Roberta Santos. AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA - POESIA NA PRAE-UFC... In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/923356-AUTORREGULACAO-DA-APRENDIZAGEM--A-EXPERIENCIA-DO-PROJETO-DE-ORIENTACAO-DE-ESTUDOS-E-INTEGRACAO-ACADEMICA---POESIA. Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes