ACESSIBILIZAÇÃO DO ÁLBUM FONÉTICO-FONOLÓGICO PARA A AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM DISTINTAS CONDIÇÕES DE BAIXA VISÃO.

Publicado em 18/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1002-3

Título do Trabalho
ACESSIBILIZAÇÃO DO ÁLBUM FONÉTICO-FONOLÓGICO PARA A AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM DISTINTAS CONDIÇÕES DE BAIXA VISÃO.
Autores
  • Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto
  • Drielly Helen Elois de Oliveira
  • Jamili Cardoso
  • Kevin Dos Santos
  • Letícia Muckenfuss Da Silva
Modalidade
Unicamp
Área temática
Necessidades educacionais e acessibilidades especializadas/PCDs - UNICAMP
Data de Publicação
18/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/922967-acessibilizacao-do-album-fonetico-fonologico-para-a-avaliacao-da-linguagem-de-criancas-com-distintas-condicoes-de
ISBN
978-65-272-1002-3
Palavras-Chave
Fonoaudiologia, Baixa visão, Linguagem Infantil, Acessibilidade, Avaliação.
Resumo
O álbum fonético-fonológico é uma ferramenta usada por fonoaudiólogos para avaliar e monitorar o desenvolvimento da fala e da linguagem em crianças. Consiste em uma coleção de figuras que representam os fonemas da língua, ajudando na identificação de possíveis dificuldades na produção dos sons da fala. Sua importância na avaliação da linguagem reside na capacidade de fornecer uma visão detalhada do desenvolvimento fonético-fonológico da criança, permitindo a identificação precoce de problemas e o planejamento de intervenções adequadas (Boudoux MCA et al, 2013). Por isso, uma das características a ser explorada durante a seleção das imagens deve ser a acessibilidade, pois deve ser passível de discriminação visual pelo paciente em teste, tendo este uma visão considerada normal, ou baixa visão. Por isso, a acessibilidade das imagens deve ser considerada, para os pacientes que utilizam a visão residual para realizar a identificação das imagens que serão apresentadas durante a avaliação. O trabalho justifica-se pela necessidade de oferta de materiais acessíveis nas avaliações e terapias às pessoas com baixa visão. O desenvolvimento do álbum acessível, proporciona uma ferramenta para melhorar a capacidade de entender e praticar movimentos articulatórios, levando à melhoria na precisão da articulação e na fluência da fala, melhorando, assim, a qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, este trabalho pode contribuir ao avanço da literatura, fornecendo dados sobre materiais acessíveis na terapia fonoaudiológica de pessoas com baixa visão. O trabalho tem como objetivo apresentar a acessibilidade desenvolvida no álbum fonético-fonológico para a avaliação da linguagem de pessoas com baixa visão. Foram desenvolvidas as seguintes atividades pelos bolsistas: 1. Seleção das imagens para o álbum fonético-fonológico; 2. Verificação em relação ao contraste da imagem; 3. Teste do reconhecimento das imagens e 4. Impressão do material. Durante a primeira etapa, os bolsistas usaram os referenciais teóricos sobre acessibilidade e fizeram a busca e o teste das imagens para identificar o nível de contraste. Na etapa seguinte, foi realizado um estudo exploratório para a verificação da acessibilidade das imagens. As não identificadas por pessoas com baixa visão, foram substituídas por novas imagens e passaram novamente por todo o processo metodológico. O álbum fonético-fonológico foi impresso em papel Vergê tamanho A4 e gramatura de 120 gramas e cada folha foi protegida por plástico. Como resultado, foi desenvolvido um álbum acessível, com 50 imagens, além da capa, folha de apresentação e índice contendo a palavra-chave, sua transcrição fonética e as respectivas páginas e será utilizado como recurso para avaliação de crianças com baixa visão que frequentam os estágios no CEPRE. Conclui-se que o desenvolvimento do álbum fonético-fonológico com imagens acessíveis para pessoas com baixa visão representa um avanço significativo na criação de materiais terapêuticos inclusivos. A implementação bem-sucedida deste álbum poderá melhorar a capacidade de identificação e prática dos fonemas por pacientes com limitações visuais, contribuindo positivamente para sua precisão articulatória e fluência na fala. A continuidade de aplicação do álbum em contextos clínicos, promete fornecer informações valiosas sobre a eficácia do álbum e potencialmente beneficiar a qualidade de vida de pacientes com baixa visão.
Título do Evento
VII PAPE-G - Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GASPARETTO, Maria Elisabete Rodrigues Freire et al.. ACESSIBILIZAÇÃO DO ÁLBUM FONÉTICO-FONOLÓGICO PARA A AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM DISTINTAS CONDIÇÕES DE BAIXA VISÃO... In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/922967-ACESSIBILIZACAO-DO-ALBUM-FONETICO-FONOLOGICO-PARA-A-AVALIACAO-DA-LINGUAGEM-DE-CRIANCAS-COM-DISTINTAS-CONDICOES-DE. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

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