MAPEAMENTO E COMPREENSÃO DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE ASSUNTOS ESTUDANTIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS TEMAS DE INTERESSE POR REGIÃO

Publicado em 18/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1002-3

Título do Trabalho
MAPEAMENTO E COMPREENSÃO DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE ASSUNTOS ESTUDANTIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS TEMAS DE INTERESSE POR REGIÃO
Autores
  • Laila Lavrador Carneiro
  • Monica Fernanda Botiglieri Moretti
  • Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias
Modalidade
Profissionais e Pesquisadores de Serviços de Apoio ao Estudante
Área temática
Experiências em serviços: práticas para permanência - Profissionais e Pesquisadores de Serviço de Apoio ao Estudante
Data de Publicação
18/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/922910-mapeamento-e-compreensao-das-necessidades-de-formacao-de-profissionais-de-servicos-de-assuntos-estudantis-no-bras
ISBN
978-65-272-1002-3
Palavras-Chave
profissionais, assuntos estudantis, formação
Resumo
Este trabalho busca analisar os temas discutidos por profissionais que atuam em serviços de assuntos estudantis (SAE). No Brasil, observamos o surgimento de muitos SAE no bojo da expansão do ensino superior, especialmente nas Instituições Federais (Dias e Sampaio, 2020). Serviços inspirados na experiência norte-americana (Toti e Polydoro, 2020), mas com pouca fundamentação teórica (Toti e Dias, 2020). Buscando suprir a necessidade desta fundamentação e de qualificação profissional, desde 2020 profissionais de diferentes instituições de ensino superior brasileiras reuniram-se para se autoformarem (Toti e Dias, 2022). Essa formação se dá institucionalmente por meio de um projeto de extensão, o Laboratório de Pesquisas sobre Serviços de Apoio aos Estudantes no Ensino Superior (LAPES) que articula atividades em temáticas variadas que buscam pensar a permanência estudantil em diferentes dimensões (Dias e Toti, 2023), e que se organiza por meio de um grupo no whatsapp que reúne mais de 300 profissionais de diferentes áreas. Este trabalho se justifica na visibilidade e organização dos interesses discutidos por um grupo de profissionais dos SAE. A partir de um grupo de Whatsapp, buscou-se mapear os temas mais relevantes e indicar a localização dos sujeitos que ali interagem - estados e regiões.Visou-mapear interesses por temas de formação, a partir de profissionais dos serviços de assuntos estudantis, bem como compreender como se dá a participação desses profissionais em meio ao grupo descrito. Este estudo, ainda em fase preliminar, é uma análise documental (Cellard, 2008) de um grupo de WhatsApp com mais de 300 profissionais dos SAE. Na pré-análise, definiu-se investigar os assuntos mais frequentes mensalmente entre os servidores, os eventos divulgados e a prevalência de mensagens baseada no DDD dos emissores, durante o período de outubro de 2023 a julho de 2024. Os dados coletados nas conversas foram organizados por tópicos – associando os assuntos aos DDDs dos estados que interagiram – e eventos divulgados. O conjunto de dados apresentado não permite a identificação dos participantes do grupo de whatsapp. Os resultados revelaram que entre os assuntos mais frequentes, estão: (1) divulgação de eventos; (2) cursos de nivelamento; (3) regramento de moradias estudantis; (4) greve no sistema federal e carreira. Além disso, os resultados indicam que há uma interação nacional, com participação de profissionais das cinco regiões brasileiras, sendo o sudeste a região que concentra o maior número de interações. Os resultados permitem mapear e entender os interesses dos profissionais nos serviços de assuntos estudantis conforme a região do país, possibilitando a organização de temas de formação e a fundamentação para a aplicação prática da Política Nacional de Assistência Estudantil nesses territórios, considerando potenciais demandas específicas. As descobertas incentivam a investigação das particularidades territoriais dos temas voltados à permanência estudantil no ensino superior, e auxiliam na estruturação de planos de ação conforme já observado na literatura. O estudo analisou e compreendeu as principais demandas entre os profissionais em 2023 e 2024 e, assim, permite que a coordenação do Lapes organize ações de interesse desses profissionais e dos serviços, impactando positivamente na permanência estudantil e na qualidade da educação.
Título do Evento
VII PAPE-G - Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARNEIRO, Laila Lavrador; MORETTI, Monica Fernanda Botiglieri; DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. MAPEAMENTO E COMPREENSÃO DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE ASSUNTOS ESTUDANTIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS TEMAS DE INTERESSE POR REGIÃO.. In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/922910-MAPEAMENTO-E-COMPREENSAO-DAS-NECESSIDADES-DE-FORMACAO-DE-PROFISSIONAIS-DE-SERVICOS-DE-ASSUNTOS-ESTUDANTIS-NO-BRAS. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

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