O USO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PELO MEI

Publicado em 26/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0594-4

Título do Trabalho
O USO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PELO MEI
Autores
  • Mara Cristina Piovesan Cortezia
  • Murilo Cabello Rocha
  • MIGUEL ESTEBAN PEÑA RUBIO
  • ricielle ribeiro nunes rocha
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Contabilidade
Data de Publicação
26/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressocieaceunaspht/835380-o-uso-da-inovacao-e-tecnologia-pelo-mei
ISBN
978-65-272-0594-4
Palavras-Chave
MEI, Tecnologia 4.0, midias sociais
Resumo
O USO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PELO MEI Resumo Os microempreendedores individuais (MEI) são mais de 15 milhões em abril desse ano e são responsáveis por uma parcela significativa do PIB brasileiro e contribuindo para a atividade econômica nacional. Além das contribuições mercadológicas, o MEI também utiliza de tecnologias e usufrui delas para o crescimento do seu negócio. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar, compreender se o MEI se utiliza de ferramentas tecnológicas no seu dia a dia e se tem o dominio (sabe usar e compreende o que está fazendo) das mesmas. Os metodos utilizados foram entrevistas na Sala do Empreendedor do Município de Floresta/PR. Os achados desse estudo mostram que parcela significativa dos empresários utilizam as midias sociais e as ferramentas tecnológicas, mas não compreendem o porquê, gravam passo a passo, recebem auxílio de filhos e pessoas mais jovens, mas entendem que a tecnologia com um mal necessário. Palavras-chave: MEI, Tecnologia 4.0, midias sociais 1. INTRODUÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO Todas as coisas mudaram e se reinventaram durante a pandemia do COVID-19. Tivemos confinamento, restrições sanitárias, mudanças nos hábitos e novas maneiras de comprar de forma rápida e drástica, e as micro e pequenas empresas tiveram que se reorganizar e lidar com novas realidades sobre compras, estoque e vendas. De todas essas realidades e elementos, a tecnologia teve o maior impacto, pois tivemos que nos adaptar rapidamente ao e-commerce, entrega e mercadorias em semanas. De acordo com uma pesquisa da FGV EAESP (2022) a previsão do processo de transformação digital foi o equivalente ao esperado em um a quatro anos. A Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Revolução 4.0, começou em 2011 e trouxe mudanças nos métodos de produção usando tecnologias avançadas. Os processos que consolidam esta nova etapa industrial incluem a Internet das Coisas, biologia sintética, impressoras 3D, algoritmos, 5G, nanotecnologia, big data, realidade aumentada e IA aliada à robótica. Em resumo, esses avanços tecnológicos remodelaram as estruturas empresariais, criaram produtos, aperfeiçoaram outros produtos existentes e mudaram mercados e segmentos, o que levou a empresas a mudarem a condução e visão dos seus negócios e lançarem nesse novo mercado (HASAN e REIS, 2018; LIMA e PEREIRA, 2022). Esse avanço da tecnologia tem impactou profundamente a forma como os negócios são conduzidos, e os Microempreendedores Individuais (MEIs) no Brasil não ficaram imunes a essa tendência. A adoção de inovação e tecnologia se tornou uma estratégia essencial para os MEIs se destacarem em seus respectivos setores, ampliarem sua base de clientes e melhorarem a eficiência de suas operações. 2. OBJETIVO(S) Diante de todo esse contexto, este estudo se propõe a pesquisar o MEI no uso das tecnologias (midias sociais), assim apresentamos e estruturamos o objetivo com o seguinte proposito que é analisar, compreender se o MEI se utiliza de ferramentas tecnológicas no seu dia a dia e se tem o dominio (sabe usar e compreende o que está fazendo) das mesmas. A partir do objetivo se montou a questão de pesquisa que é: O MEI tem ciência da revolução 4.0? utilizaremos dados da Sala do Empreendedor do município de Floresta para nos ajudar a alcançar o objetivo da pesquisa. Este estudo se justifica pela importância do MEI na economia brasileira e pela busca de respostas sobre o dueto MEI´s e tecnologias. 3. REFERENCIAL TEORICO 3.1 MEI No 1º trimestre de 2024, os Microempreendedores Individuais (MEI) ativos ultrapassam 15 milhões, representaram 30% do PIB, e foram responsáveis por 54% dos empregos formais no Brasil, constituindo uma das peças fundamentais da economia brasileira Em 2006, o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (conhecida como Lei Geral), por meio da Lei Complementar (LC) nº 123, constituiu o conceito de microempresa e pequena empresa, e diversos outros benefícios para a categoria. Em 2008 foi criada a figura do microempreendedor individual (MEI), e por fim, em 2014, LC nº 147, a figura do MEI foi ajustada como uma política pública de inclusão. 3. 2 Revolução 4.0 O objetivo inicial da revolução 4.0 era transformar a indústria, mas se expandiu os mercados e redes sociais. Software de gestão, plataformas de e-commerce, sistemas de automação de marketing e aplicativos de agendamento são algumas das ferramentas digitais que os MEIs estão incorporando às suas operações. Isso melhora a experiência do cliente e aumenta a produtividade. A “Pesquisa Social Commerce 3.0”, realizada pela All In, em parceria com a Opinion Box, concluiu que 88% dos consumidores já realizam compras online e, ainda, 30% destes compram online mensalmente, e que 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para pesquisar produtos ou serviços (All In, 2023). Assim, os MEIs vem percebendo a força das redes sociais para comercializar seus produtos e serviços. Plataformas como Instagram, Facebook e TikTok têm sido particularmente eficazes para MEIs que conseguem criar conteúdo atraente e relevante. 3. METODOLOGIA A metodologia deste trabalho se fundamentou em uma pesquisa de campo com caráter descritivo, qualitativo e bibliográfico. De acordo com os objetivos do estudo, a pesquisa desse trabalho é definida como descritiva, tendo em vista a coleta de dados junto a Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Floresta/PR. A coleta de dados se deu por uma entrevista não estruturada, que de acordo com Marconi e Lakatos (2003) é o encontro de duas pessoas para que uma delas colete informações a respeito de determinado assunto de forma profissional, a entrevista não estruturada ocorre de forma que o entrevistador possa realizar as devidas perguntas de forma que achar mais adequada para conseguir dados mais amplos, transcorre de maneira mais informal e por meio de diálogo. E a entrevista permiti construir as evidências para este estudo, pois essas representam a principal técnica de coletar achados na pesquisa qualitativa, além disso, permitem que a história relatada pelo participante seja interpretada pelo seu ponto de vista (KING, 2004). 4. ANÁLISE DOS DADOS O município de Floresta está situado no Noroeste do no estado do Paraná, tem 10.458 pessoas e 1.097 MEI´s domiciliados na cidade (dados de 31/03/2024), de todos os segmentos. O Sebrae em parceria com os municípios criaram as Salas do Empreendedor que são locais de atendimento nas Prefeituras que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, entre outros. O município de Floresta tem uma Sala do Empreendedor e nos anos de 2022 e 2023 foram realizados 1793 e 1875 atendimentos respectivamente, o atendimento mais realizado pela Sala do Empreendedor 536 em 2022 e 712 até set/23 de emissão de DAS (documento de arrecadação Simplificado). Em entrevista com as atendentes da sala, identificadas com A1 e A2, os MEIS da cidade utilizam marketplace, insta, facebook e outras midias digitais, porque tiveram de se atualizar, foi uma exigência de mercado, mas que em relação aos tramites sobre a empresa realizadas no portal do empreendedor, estes preferem utilizar os serviços oferecidos pela municipalidade. São oferecidos uma gama de 28 serviços que vão desde a abertura, alteração, baixas, declarações, curso de utilização de marketing digital e de mídias sociais esse em parceria com o Sebrae. Por ser uma cidade de porte pequeno ainda muito das atividades são presenciais e a revolução 4.0 ainda não está tão evidente nas atividades econômicas do MEI, o que estes tem são utilização das midias sociais para divulgação dos produtos/serviços, encomendas por WhatsApp, um tímido ifood com comércios locais (3 estabelecimentos). E, ainda conforme relatos nas entrevistas muitos MEIs utilizam as midias sociais, o marketplace, mas não compreendem o porquê, gravam passo a passo, recebem auxílio de pessoas mais jovens, e entendem que a tecnologia com um mal necessário. Ainda, ficou apresentado na entrevista que a Prefeitura tem até uma legislação específica para o MEI poder participar das licitações junto a Prefeitura, mas que ainda a participação é quase inexistente. 5. CONCLUSÕES O MEI tem um papel importante na economia brasileira, e teve de se adaptar nos últimos as tecnologias de anos principalmente na pandemia e pós pandemia. A inovação e a tecnologia estão remodelando a paisagem dos negócios dos MEIs no Brasil. Aqueles que abraçam a transformação digital estão em melhor posição para competir, crescer e se adaptar às demandas em constante evolução do mercado. A jornada rumo à modernização tecnológica exige compromisso, educação contínua e disposição para explorar novas possibilidades, mas os resultados podem ser recompensadores em termos de crescimento e sucesso empresarial. Referencias ALL IN. Pesquisa Social Commerce 3.0: Tendência de consumo nas redes sociais. Disponível em: https://allftp.allin.com.br/branding/pesquisas/pesquisa-social-commerce-3.0.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023. ANTUNES, Ricardo. Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. Boitempo Editorial, 2020. BRASIL. Planalto. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp123.htm. Acesso em: 3 out. 2022. SEBRAE. SEBRAE. Políticas públicas: oportunidades aos pequenos negócios. [S.l.]. SEBRAE, 2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/politicas-publicas-oportunidades-aos-pequeno-negocios,9de6dabc11e3a710VgnVCM100000d701210aRCRD#inicio. Acesso em: 3 out. 2022.
Título do Evento
VII Congresso Internacional CIEACE
Cidade do Evento
Hortolândia
Título dos Anais do Evento
Anais do VII Congresso Internacional CIEACE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CORTEZIA, Mara Cristina Piovesan et al.. O USO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PELO MEI.. In: Anais do VII Congresso Internacional CIEACE. Anais...Hortolândia(SP) Unasp HT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressocieaceunaspht/835380-O-USO-DA-INOVACAO-E-TECNOLOGIA-PELO-MEI. Acesso em: 22/05/2025

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