ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIO E NOVAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO

Publicado em 16/11/2024 - ISSN: 3085-6981

Título do Trabalho
ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIO E NOVAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO
Autores
  • Maria Gabrielly Silva de Oliveira
  • Aline Rodrigues Marques
  • Edson Wilson Mendes De Almeida
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
GT 11 – Perspectiva Crítica em Educação, Tecnologias e Cultura Digital
Data de Publicação
16/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-nacional-de-educacao-linguagem-e-tecnologias-celt-426229/932924-ensino-de-historia--desafio-e-novas-possibilidades-no-contexto-tecnologico
ISSN
3085-6981
Palavras-Chave
Ensino de história; educação; mídia; tecnologias.
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo elencar os principais desafios enfrentados pelos professores de História ao se depararem com as novidades do mundo tecnológicos que cercam seus educandos e, na mesma medida, reconhecer as possibilidades proporcionadas por esse mesmo contexto. Compreender essa realidade ambígua é de suma importância para analisar o contexto educacional do país e para o entendimento de como o conhecimento histórico está sendo repassado em sala de aula. Desse modo, os estudos são pautados nas discussões sobre o ensino de história e consciência histórica de Luís Fernando Cerri (2011) e o debate sobre o conhecimento histórico, mídia e tecnologias por André Bueno e Maria José Neto (Org) (2020). Sendo assim, é possível verificar os influxos da realidade tecnológica no mundo educacional e compreender como superar os desafios impostos ao ensino de História, subvertendo esses mecanismos em possíveis ferramentas a serem utilizadas em sala de aula.
Título do Evento
2º Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT) | 2024
Cidade do Evento
Anápolis
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Maria Gabrielly Silva de; MARQUES, Aline Rodrigues; ALMEIDA, Edson Wilson Mendes De. ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIO E NOVAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-nacional-de-educacao-linguagem-e-tecnologias-celt-426229/932924-ENSINO-DE-HISTORIA--DESAFIO-E-NOVAS-POSSIBILIDADES-NO-CONTEXTO-TECNOLOGICO. Acesso em: 25/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes