PROJETO SOMANDO SABERES: INTERCÂMBIO INTERCULTURAL ENTRE ESCOLAS INDÍGENAS E URBANAS DA REGIÃO DE BARRA DO GARÇAS-MT

Publicado em 16/11/2024 - ISSN: 3085-6981

Título do Trabalho
PROJETO SOMANDO SABERES: INTERCÂMBIO INTERCULTURAL ENTRE ESCOLAS INDÍGENAS E URBANAS DA REGIÃO DE BARRA DO GARÇAS-MT
Autores
  • Leila Rodrigues dos Santos
  • Ariovaldo Lopes Pereira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
GT 10 – Língua(gem), Discurso e Ideologia: Perspectivas Críticas de Estudos do Discurso e Educação Linguística
Data de Publicação
16/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-nacional-de-educacao-linguagem-e-tecnologias-celt-426229/931816-projeto-somando-saberes--intercambio-intercultural-entre-escolas-indigenas-e-urbanas-da-regiao-de-barra-do-garcas
ISSN
3085-6981
Palavras-Chave
Educação Escolar Indígena; Xavante; Interculturalidade; Decolonialidade.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de socialização e interação entre professores e alunos indígenas Xavante da escola Eeipaihitwaara da aldeia Wirapurú, alunos da Escola Dom Felippo Rinaldi da aldeia São Marcos e professores e alunos não indígenas do CMEB “Helena Esteves”, escola da cidade de Barra do Garças, por meio do Projeto “Somando Saberes”. Este projeto, traz uma iniciativa que busca promover um diálogo intercultural em uma perspectiva decolonial, possibilitando a troca de conhecimentos, experiências e vivências entre alunos e professores indígenas e não indígenas. Essa abordagem reconhece e valoriza os conhecimentos, idioma e cultura dos diferentes grupos étnicos presentes na sociedade, contribuindo para uma educação mais inclusiva, justa e equitativa. A metodologia aplicada na desenvoltura deste trabalho, foi por meio da pesquisa ação, que além de identificar, visa intervir na demanda com intuito de transformá-la, por meio de práticas que consideram as diferentes formas de conhecimentos presentes na sociedade. Dessa forma, pensando um ensino escolar neste viés decolonial, um fazer pedagógico, pautado na interculturalidade crítica, que reconhece e valoriza os conhecimentos, idioma e cultura dos diferentes grupos étnicos presentes na sociedade, foi produzido um material de diálogo básico na perspectiva bilíngue (Língua A’uwe Xavante e Língua Portuguesa), para facilitar o processo de interação e socialização entre as culturas. A culminância do projeto se deu na aldeia São Marcos, com a interação e socialização de professores e alunos indígenas e não indígenas, e os resultados obtidos por meio das ações neste projeto, foi de grande relevância, pois promoveu a interação e o diálogo entre as duas culturas, possibilitou a construção de um saber mais amplo e contextualizado, estreitando a relação comunidade/escola urbana e indígena, proporcionando aos alunos uma experiência de vida pautada na valorização das diferentes culturas e do respeito à comunidades e grupos historicamente excluídos e violentados.
Título do Evento
2º Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT) | 2024
Cidade do Evento
Anápolis
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Leila Rodrigues dos; PEREIRA, Ariovaldo Lopes. PROJETO SOMANDO SABERES: INTERCÂMBIO INTERCULTURAL ENTRE ESCOLAS INDÍGENAS E URBANAS DA REGIÃO DE BARRA DO GARÇAS-MT.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-nacional-de-educacao-linguagem-e-tecnologias-celt-426229/931816-PROJETO-SOMANDO-SABERES--INTERCAMBIO-INTERCULTURAL-ENTRE-ESCOLAS-INDIGENAS-E-URBANAS-DA-REGIAO-DE-BARRA-DO-GARCAS. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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