DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E O ENSINO AFRO-BRASILEIRO: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Publicado em 16/11/2024 - ISSN: 3085-6981

DOI
10.29327/426229.929748  
Título do Trabalho
DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E O ENSINO AFRO-BRASILEIRO: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Autores
  • Marcivon Martins da Cunha
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
GT 01 – Educação, Diversidades e Inclusão
Data de Publicação
16/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-nacional-de-educacao-linguagem-e-tecnologias-celt-426229/929748-descolonizacao-do-curriculo-escolar-e-o-ensino-afro-brasileiro--caminhos-para-uma-educacao-antirracista
ISSN
3085-6981
Palavras-Chave
Descolonização do currículo; ensino afro-brasileiro; educação antirracista; lei 10.639/2003.
Resumo
Este trabalho discute a importância do ensino afro-brasileiro nas escolas brasileiras, a partir de uma perspectiva decolonial, abordando a necessidade de descolonizar o currículo escolar. Partimos da premissa de que o sistema educacional brasileiro, historicamente estruturado sob uma ótica eurocêntrica, tem marginalizado as contribuições dos povos afro-brasileiros e indígenas, perpetuando uma narrativa que invisibiliza a diversidade cultural do país. A descolonização do currículo é entendida como um processo fundamental para corrigir essas distorções, promovendo uma educação que valorize as diferentes identidades e histórias que compõem a sociedade brasileira. Entendemos o ensino afro-brasileiro não apenas como uma inclusão de conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileiras, mas como uma transformação estrutural das práticas pedagógicas e do próprio conceito de currículo. A discussão aborda como a valorização das culturas afro-brasileiras no ambiente escolar pode contribuir para o fortalecimento da identidade e autoestima dos alunos afrodescendentes, além de promover uma educação que desafie as estruturas de poder que mantêm o racismo e a discriminação nas escolas. Também discutimos sobre as políticas públicas e iniciativas educacionais que têm sido implementadas no Brasil para promover o ensino afro-brasileiro, destacando os avanços e os desafios enfrentados na construção de um sistema educacional antirracista. O estudo enfatiza que a educação decolonial não se limita à inserção de novos conteúdos, mas envolve uma revisão crítica das formas de transmissão de conhecimento, buscando empoderar sujeitos historicamente marginalizados. Desta forma, este trabalho contribui para o debate sobre a descolonização da educação no Brasil, propondo uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e as políticas educacionais que podem transformar o ambiente escolar em um espaço de resistência, reapropriação e construção de identidades plurais. Trabalharemos com Nilma Lino Gomes, Frantz Fanon, Stuart Hall, Bárbara Carine Soares Pinheiro, Chimamanda Ngozi Adichie, Cida Bento, Bell Hooks, Paulo Freire, Djamila Ribeiro, Neusa Santos Sauza e Abdias Nascimento como base teórica, entre outros. A metodologia a ser utilizada será a análise documental e revisão da literatura.
Título do Evento
2º Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT) | 2024
Cidade do Evento
Anápolis
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CUNHA, Marcivon Martins da. DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E O ENSINO AFRO-BRASILEIRO: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-nacional-de-educacao-linguagem-e-tecnologias-celt-426229/929748-DESCOLONIZACAO-DO-CURRICULO-ESCOLAR-E-O-ENSINO-AFRO-BRASILEIRO--CAMINHOS-PARA-UMA-EDUCACAO-ANTIRRACISTA. Acesso em: 28/05/2025

Trabalho

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