INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TRABALHO PEDAGÓGICO-DIDÁTICO: RACIONALIDADES EM PESQUISAS EDUCACIONAIS

Publicado em 16/11/2024 - ISSN: 3085-6981

Título do Trabalho
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TRABALHO PEDAGÓGICO-DIDÁTICO: RACIONALIDADES EM PESQUISAS EDUCACIONAIS
Autores
  • Karolina Batista
  • Cláudia Helena dos Santos Araújo
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
GT 11 – Perspectiva Crítica em Educação, Tecnologias e Cultura Digital
Data de Publicação
16/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-nacional-de-educacao-linguagem-e-tecnologias-celt-426229/915618-inteligencia-artificial-e-trabalho-pedagogico-didatico--racionalidades-em-pesquisas-educacionais
ISSN
3085-6981
Palavras-Chave
tecnologia. ensino. aprendizado de máquina. docência. racionalidade.
Resumo
Este estudo, parte de uma pesquisa em andamento, apresenta uma revisão bibliográfica visando investigar a racionalidade do discurso sobre inteligência artificial (IA) e trabalho pedagógico-didático em pesquisas educacionais, fundamentando-se na perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. O referencial teórico abrange autores como Adolfo S. Vázquez, Karl Marx, Nathan Rosenberg, Sérgio Amadeu e José Carlos Libâneo. O percurso metodológico iniciou-se com a definição do tema supracitado. Em seguida, delineou-se o problema de pesquisa, que se relaciona à necessidade de compreender o cenário nacional atual sobre essa temática visto sua relevância acadêmica. O estudo visa contribuir para uma leitura crítica das implicações da IA na práxis pedagógica via análise de produções acadêmicas, possibilitando a compreensão da racionalidade que permeia os discursos sobre IA no campo educacional brasileiro. Para tanto, foram definidos descritores como “Inteligência Artificial”, “IA”, “Trabalho pedagógico-didático”, “Trabalho pedagógico”, “Trabalho didático” e “Trabalho docente”. A base de dados selecionada foi o Portal de Periódicos da CAPES, com recorte temporal de 2019 a 2024, tendo como marco inicial o “Consenso de Beijing sobre a inteligência artificial e a educação”, realizado em 2019 pela Unesco na China, que buscava construir propostas de integração da IA na educação. Foram analisados nove artigos dentre 156 encontrados na busca inicial, em conformidade com os critérios de inclusão: tipo de publicação, artigo; idioma, português; localidade, Brasil; área de pesquisa, educação. A análise da racionalidade do corpus revela uma tendência à instrumentalização das tecnologias na educação, tratando-as como soluções técnicas para problemas complexos da educação. Tal abordagem reflete uma lógica capitalista e neoliberal, reduzindo o trabalho pedagógico-didático a uma dimensão utilitarista, desarticulada da práxis filosófica e epistemológica. Conclui-se que a influência das tecnologias de IA no cenário educacional reforça a precarização do trabalho pedagógico-didático, evidenciando um distanciamento entre teorias educacionais e a prática docente quando relacionadas a essas tecnologias.
Título do Evento
2º Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT) | 2024
Cidade do Evento
Anápolis
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BATISTA, Karolina; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TRABALHO PEDAGÓGICO-DIDÁTICO: RACIONALIDADES EM PESQUISAS EDUCACIONAIS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-nacional-de-educacao-linguagem-e-tecnologias-celt-426229/915618-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-E-TRABALHO-PEDAGOGICO-DIDATICO--RACIONALIDADES-EM-PESQUISAS-EDUCACIONAIS. Acesso em: 22/06/2025

Trabalho

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