HEMOSTASIA ENDOVASCULAR COM BALÃO OCLUSOR PARA CIRURGIAS DE LESÕES DE VEIACAVA INFERIOR (HEBOCR)

Publicado em 14/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0572-2

Título do Trabalho
HEMOSTASIA ENDOVASCULAR COM BALÃO OCLUSOR PARA CIRURGIAS DE LESÕES DE VEIACAVA INFERIOR (HEBOCR)
Autores
  • GABRIEL MELO GUIMARÃES
  • Ronaldo Júnior Camargos Costa
  • RAPHAEL GUIMARAES NAZARE
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Cirurgias Hepáticas e Gastrointestinais
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-nacional-de-cirurgia-geral-446786/861596-hemostasia-endovascular-com-bala~o-oclusor-para-cirurgias-de-leso~es-de-veiacava-inferior-(hebocr)
ISBN
978-65-272-0572-2
Palavras-Chave
Hemostasia, HEBOC, mortalidade
Resumo
Introdução: As cirurgias oncolo´gicas, principalmente as hepatectomias segmentares sa~o amplamente realizadas em diversos centros de refere^ncia no Brasil . Um constante desafio e´ a reduc¸a~o da morbi-mortalidade com aperfeic¸oamento te´cnico, principalmente quanto a` hemostasia preventiva ou mesmo no tratamento de leso~es inadvertidas, estas muito mais graves quando envolvem a veia cava retro hepa´tica. Objetivo: O objetivo é descrever a técnica de hemostasia endovascular com balão oclusor de cava inferior em cirurgias com alto risco de lesão ou necessidade de pinçamento da veia cava inferior e analisar desfechos. Metodologia: Foram estudados , prospectivamente , pacientes submetidos a cirurgias abertas e videolaparosco´picas de grande porte , oncolo´gicas ( em sua maioria ) e um caso de trauma , utilizando-se a te´cnica HEBOC R( Hemostasia Endovascular com Bala~o Oclusor de Veia Cava ) como forma de prevenc¸a~o , refere^ncia ciru´rgica e terape^utica de leso~es de veia cava inferior. Nossa amostragem apresentou um (1) caso de trauma de veia retrohepa´tica por arma de fogo , ( 6) seis hepatectomias segmentares videolaparosco´picas ,(1) uma hepatectomia segmentar aberta , (2) duas amputac¸o~es abdomino perineais , (1) um tumor de mediastino com pedi´culo invadindo veia cava infradiafragma´tica e (1) teratoma de pelve, totalizando (12) doze casos acompanhados com estudo pre´ operato´rio com angiotomografia 128 canais com reconstruc¸a~o 3D MPR HOROS R para refere^ncias de navegac¸a~o. Resultados : Numa ana´lise geral, todos os pacientes de todos os grupos apresentaram menor perda sangui´nea durante o procedimento, refletindo-se numa reduc¸a~o significativa da reposic¸a~o de hemoderivados ( superior a 70% no trauma e entre 30 a 40% menor nos oncolo´gicos).Tal queda se refletiu numa menor permane^ncia em Centro de Terapia intensiva ( queda superior a 50%) e de internac¸a~o em geral. Conclusões : A Te´cnica HEBOCR ( Hemostasia Endovascular com Bala~o Oclusor de Veia Cava ) mostrou-se eficaz nesta se´rie de casos iniciais com significativa reduc¸a~o da morbimortalidade em cirurgias de grande porte .A te´cnica e´ facilmente replica´vel pelo Cirurgia~o Geral apo´s treinamento com Cirurgia~o Vascular sendo um vasto campo de aplicabilidade da mesma no trauma e principalmente na cirurgia Oncovascular com uma excelente relac¸a~o custo x benefi´cio comprovada pela reduc¸a~o no tempo de internac¸a~o, reduc¸a~o do tempo ciru´rgico e de iartrogenias , ale´m de significativa reduc¸a~o de hemotransfuso~es.
Título do Evento
I Congresso Nacional de Cirurgia Geral
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional de Cirurgia Geral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUIMARÃES, GABRIEL MELO; COSTA, Ronaldo Júnior Camargos; NAZARE, RAPHAEL GUIMARAES. HEMOSTASIA ENDOVASCULAR COM BALÃO OCLUSOR PARA CIRURGIAS DE LESÕES DE VEIACAVA INFERIOR (HEBOCR).. In: Anais do I Congresso Nacional de Cirurgia Geral. Anais...Manaus(AM) Online, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-nacional-de-cirurgia-geral-446786/861596-HEMOSTASIA-ENDOVASCULAR-COM-BALA~O-OCLUSOR-PARA-CIRURGIAS-DE-LESO~ES-DE-VEIACAVA-INFERIOR-(HEBOCR). Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes