INCENTIVO PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO ÂMBITO ESCOLAR E FAMILIAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 11/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1026-9

DOI
10.29327/9786527210269.916746  
Título do Trabalho
INCENTIVO PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO ÂMBITO ESCOLAR E FAMILIAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Natielly Preti
  • Camily Vitória Bortolato Pelosi
  • Ana Letícia Carneiro
  • Beatriz Pasqueta Fontes
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Atividade Física e Saúde: Discussão sobre a importância da atividade física no contexto do estilo de vida e saúde, considerando suas implicações clínicas e benefícios para a saúde.
Data de Publicação
11/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-maringaense-de-educacao-medica-458065/916746-incentivo-para-pratica-de-atividade-fisica-no-ambito-escolar-e-familiar--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1026-9
Palavras-Chave
Atividade Física; Socialização; Promoção da Saúde;
Resumo
Introdução: A revolução tecnológica tem integrado novas tecnologias ao cotidiano infantil, impactando significativamente os comportamentos das crianças. Nesse cenário, observa-se uma redução no interesse por brincadeiras e atividades físicas que envolvem interação social, contribuindo para o aumento do sedentarismo e do consumo de alimentos de alta densidade calórica e baixo valor nutricional1. Em resposta a essa realidade, acadêmicos de medicina da disciplina de Interação Comunitária promoveram uma ação em saúde com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e fomentar mudanças positivas nos hábitos de vida das crianças. Objetivo: Este trabalho visa relatar a experiência dos acadêmicos de medicina na realização de uma ação com o público infantil em um meio escolar, além de compartilhar os resultados obtidos para incentivar novas práticas com esse público. Metodologia: Inicialmente, foi realizado um levantamento criterioso junto às crianças, por meio da aplicação de um questionário minucioso para aferir o interesse na prática de atividades físicas, mapear os hábitos cotidianos de exercício e analisar a influência do ambiente familiar. Adicionalmente, investigou-se o impacto do uso de dispositivos eletrônicos sobre o desenvolvimento físico, complementado pela medição do Índice de Massa Corporal (IMC) dos participantes. A análise dos dados revelou que 48,6% das crianças possuíam IMC acima do ideal, enquanto 35,8% se encontravam em estado de sedentarismo, evidenciando a necessidade de um projeto voltado à promoção da saúde com ênfase na atividade física. A escolha das intervenções seguiu três critérios rigorosos: praticidade, custo acessível e clareza de objetivo. No segundo encontro, foi promovida uma abordagem dialógica entre as crianças de 8 a 12 anos, destacando os benefícios da atividade física e os riscos do uso excessivo de eletrônicos. A seguir, foram realizadas atividades lúdicas, como corre cotia e amarelinha, demonstrando que essas práticas podem proporcionar prazer equiparável ao dos dispositivos eletrônicos. Para incentivar a continuidade dessas atividades no ambiente doméstico, foram distribuídos gizes e panfletos, incentivando a recriação das brincadeiras e a participação ativa dos familiares, promovendo uma integração saudável entre todos os membros da família. Resultados e Discussão: Todos os alunos participaram ativamente das atividades, demonstrando grande entusiasmo e motivação para incentivar suas famílias a adotarem hábitos mais saudáveis. Para avaliar os efeitos de longo prazo da ação, foram distribuídos calendários aos alunos, nos quais deveriam registrar os dias em que praticassem atividades físicas. Após um mês, os alunos retornaram com os calendários preenchidos e compartilharam os resultados com os colegas, estimulando a motivação coletiva. Como resultado, o docente da turma observou uma mudança significativa nos hábitos de atividade física em mais de 75% dos alunos. Conclusão: Conclui-se que a atividade física, quando incentivada por meio de abordagens lúdicas, apresenta elevada taxa de adesão entre as crianças. É essencial que educadores e pais se integrem ativamente nesse processo, pois intervenções focadas na promoção da saúde tendem a gerar resultados mais positivos e sustentáveis ao longo do tempo. Adicionalmente, a experiência foi enriquecedora para os acadêmicos de medicina, que, ao conduzir as atividades, aprimoraram habilidades cruciais como empatia, comunicação assertiva e escuta ativa.
Título do Evento
Congresso Maringaense de Educação Médica
Cidade do Evento
Maringá
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Maringaense de Educação Médica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

PRETI, Natielly et al.. INCENTIVO PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO ÂMBITO ESCOLAR E FAMILIAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do Congresso Maringaense de Educação Médica. Anais...Maringá(PR) Unicesumar, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-maringaense-de-educacao-medica-458065/916746-INCENTIVO-PARA-PRATICA-DE-ATIVIDADE-FISICA-NO-AMBITO-ESCOLAR-E-FAMILIAR--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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