INTERVENÇÃO DE ACADÊMICOS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO: PROJETO "INCLUSÃO SEM LIMITES", UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 11/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1026-9

Título do Trabalho
INTERVENÇÃO DE ACADÊMICOS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO: PROJETO "INCLUSÃO SEM LIMITES", UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Isadora Carneiro Martin
  • Giovanna Cristina Ferreira Passeri
  • Laura Yanaze
  • Nicolle Santana Tosatti
  • Ana Luiza Faria Bernardes
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Estilo de Vida e Saúde: Exploração das relações entre estilo de vida e saúde sob uma perspectiva interdisciplinar, abordando as implicações clínicas de diferentes práticas e perspectivas de vida.
Data de Publicação
11/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-maringaense-de-educacao-medica-458065/911187-intervencao-de-academicos-em-criancas-com-transtornos-de-neurodesenvolvimento--projeto-inclusao-sem-limites-um
ISBN
978-65-272-1026-9
Palavras-Chave
Conscientização; Desenvolvimento infantil; Saúde
Resumo
RESUMO Introdução: Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são condições crônicas que podem afetar um ou mais dos seguintes domínios: motricidade, fala e linguagem, cognição, domínio pessoal-social e atividades da rotina diária (MIRANDA et al., 2012). Embora o diagnóstico e tratamento tenham avançado, estigmas ainda existem, necessitando de maior compreensão e manejo desses transtornos pela sociedade e profissionais de saúde. Objetivo: Os objetivos do projeto “Inclusão sem Limites” abrangeram a disseminação do conhecimento sobre Transtornos de Desenvolvimento para acadêmicos da área da saúde, além da realização de atividades que promoveram saúde mental e física das crianças envolvidas. Metodologia: O projeto envolveu estudantes de Medicina e Psicologia, e incluiu capacitação teórica e prática, atividades sensoriais em institutos e doações. Antes e depois da realização das atividades, foram aplicados questionários para avaliar o conhecimento dos acadêmicos sobre abordagem de crianças neurodivergentes, suas capacidades e limitações, identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolvimento neurológico e instituições que acolhem portadores de deficiência em Maringá. As respostas variam entre 0 e 10 pontos, sendo 0 a ausência de conhecimento e 10 plena convicção. Resultados e discussão: Entende-se a estimulação precoce (EP) como uma abordagem de caráter sistemático e sequencial, que favorece o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, linguístico e social, evitando ou amenizando eventuais prejuízos (LIMA; FONSECA, 2004; RIBEIRO et al., 2007; HALLAL; MARQUES; BRACHIALLI, 2008). Partindo deste princípio, os voluntários aprenderam na prática a necessidade de estimulação precoce em crianças portadoras de deficiências, o que é demonstrado pela avaliação de impacto: antes do projeto, o entendimento de atividades que estimulam o desenvolvimento de crianças com atraso neurológico aumentou de 3,94 para 8,10 pontos, ou seja, 105,5%. Além disso, antes do projeto, a média de conhecimento sobre como abordar essas crianças foi de 3,68 pontos e, depois, 7,29, aumento de 98,1%. O TEA é um distúrbio complexo do desenvolvimento neurológico, que afeta órgãos, sistemas e comportamentos, como a interação e a comunicação social (TUDELLA; FORMIGA, 2021). Pensando em auxiliar no reconhecimento do transtorno, o projeto ofereceu uma capacitação sobre o TEA, e o impacto da aula foi: antes, a média do conhecimento de como identificar o TEA e os possíveis graus do espectro foi de 4,53 e, depois, de 7,95, ou seja, houve aumento de 75,4%. De acordo com os resultados obtidos após o projeto, foi possível identificar a necessidade de um trabalho conjunto entre educadores, terapeutas, famílias e demais profissionais da área da saúde, visando criar um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades de cada criança (GUIMARÃES, 2024). Conclusão: É notório que o projeto desenvolveu papel crucial para reduzir a desinformação sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento e, por consequência, atenuou estigmas atribuídos aos mesmos. Ademais, também reforçou a necessidade de estimulação precoce e constante de crianças portadoras, a fim de reduzir danos neurológicos a partir de um estilo de vida rico em estímulos.
Título do Evento
Congresso Maringaense de Educação Médica
Cidade do Evento
Maringá
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Maringaense de Educação Médica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTIN, Isadora Carneiro et al.. INTERVENÇÃO DE ACADÊMICOS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO: PROJETO "INCLUSÃO SEM LIMITES", UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do Congresso Maringaense de Educação Médica. Anais...Maringá(PR) Unicesumar, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-maringaense-de-educacao-medica-458065/911187-INTERVENCAO-DE-ACADEMICOS-EM-CRIANCAS-COM-TRANSTORNOS-DE-NEURODESENVOLVIMENTO--PROJETO-INCLUSAO-SEM-LIMITES-UM. Acesso em: 05/06/2025

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